Entre os dias 22 e 26 de maio, a Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal- DIPOA/Iagro promoveu o Curso de Fiscalização de Produtos de Origem Animal. A capacitação foi realizada para atender à demanda da Gerência de Controle e Operações e contou com a participação de 18 servidores da Iagro, 3 fiscais médicas veterinárias do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV/MS) e agentes de Polícia Judiciária da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo (DECON).
O curso foi ministrado pelos instrutores FEAs Marcos Camargo, Silvio Ernesto Bernardo Bess, Fabio Sousa Nantes e Giuliano Rodrigo Caseiro de Oliveira. A parte teórica ocorreu nos dias 22 e 23, no Auditório do Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú, localizado na MS-316, em Baús, Costa Rica – MS. Já a parte prática foi realizada nos dias 24 e 25, nas cidades de Inocência e Paranaíba.
No primeiro dia do curso, foram abordados temas como legislação geral de produtos de origem animal, áreas de atuação dos serviços de inspeção, requisitos mínimos de rotulagem, competências legais das instituições envolvidas, fraude e infrações, além de apresentar exemplos reais de produtos apreendidos. No segundo dia, os participantes aprenderam sobre monitoramento de locais suspeitos, técnicas de abordagem em estabelecimentos comerciais e no trânsito, direitos do abordado, simulação do preenchimento da fiscalização no sistema e-Vigi@gro, além da apresentação da Instrução de Serviço DIPOA/Iagro nº 006/2022.
Nos dias 24 e 25, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar a prática da fiscalização. No primeiro dia, foi realizada uma aula prática de fiscalização em estabelecimentos comerciais fabricantes de produtos de origem animal clandestinos. Já no segundo dia, a aula prática abordou a fiscalização do trânsito de produtos e subprodutos de origem animal, além do preenchimento prático da fiscalização no sistema e-Vigi@gro.
O Curso de Fiscalização de Produtos de Origem Animal teve como objetivo fortalecer a atuação dos profissionais envolvidos, aprimorando seus conhecimentos e habilidades no controle sanitário e na fiscalização desses produtos. A capacitação contribui para o fortalecimento da defesa sanitária animal em Mato Grosso do Sul, garantindo a qualidade e segurança dos produtos de origem animal disponíveis no mercado e protegendo a saúde dos consumidores.
A Iagro reforça seu compromisso com a capacitação contínua de seus servidores e com o fortalecimento das parcerias com instituições como o CRMV/MS e a DECON, visando aprimorar as ações de fiscalização e controle sanitário no Estado.