Iagro e CRMV-MS realizam seminários para discutir febre aftosa e a retirada da vacinação até 2023

  • Publicado em 04 dez 2018 • por Iza Olmos Rodrigues de Lima •

  • Para tratar da febre aftosa e a retirada da vacinação contra a doença (prevista para até 2023, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS) firmou mais uma importante parceria com a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro).

    João Vieira de Almeida Neto, presidente do Conselho, esteve reunido nesta segunda-feira, 19, com o diretor-presidente do Iagro, Luciano Chiochetta e o vice, Roberto Bueno, para colocarem em prática o primeiro projeto desta parceria. 
    “O CRMV-MS, juntamente com o Iagro irá realizar seminários que tratem do Programa Nacional da Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA). Nosso objetivo é conscientizar médicos veterinários e zootecnistas da iniciativa privada, além de convidar produtores rurais e técnicos de outras áreas para que sejam informados sobre o programa que implicará na retirada da vacinação”, esclarece o presidente da Autarquia.  

    O primeiro seminário da agenda tem previsão para ocorrer ainda este ano, em Dourados, na primeira dezena de dezembro. Em breve, mais informações serão disponibilizadas no site www.crmvms.org.br

    PNEFA

    O Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) tem como estratégia principal a implantação progressiva e manutenção de zonas livres da doença, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

    A execução do PNEFA é compartilhada entre os diferentes níveis de hierarquia do serviço veterinário oficial com participação do setor privado, cabendo a cada um as responsabilidades destacadas na figura abaixo. Os governos estaduais, representados pelas secretarias estaduais de agricultura e instituições vinculadas, responsabilizam-se pela execução do PNEFA no âmbito estadual.

    Fonte: Ascom CRMV-MS

    Categorias :

    Geral

    Veja Também