Crescimento no número de Guias de Trânsito indica expansão de abate de ovinos no estado

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, março 28, 2022 as 10:21 | Voltar

Considerando os dados de e-GTAs (Guia de Trânsito Animal Eletrônica) emitidas pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO), o número de documentos emitidos para abate de ovinos cresceu 40,2% em Mato Grosso do Sul no ano de 2021, sendo o segundo estado que mais abateu ovinos no Brasil, segundo análise da Câmara Setorial Consultiva da Ovinocaprinocultura.

O levantamento mostrou que em 2020, foram emitidas e-GTAs para dentro e fora do Estado de 6.266 animais, enquanto em 2021 o número subiu para 8.787.

Em parceria, a SEMAGRO, a Câmara Setorial Consultiva e a IAGRO têm buscado mais incentivos para a cadeia. Mesmo contando com um rebanho de 405.880 cabeças de ovinos, o Estado ainda tem poucos estabelecimentos rurais com capacidade de produzir em larga escala para atender ao mercado consumidor.

Criada em 2012, através da articulação entre IAGRO, SEMAGRO, Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL), a iniciativa ‘Propriedade de Descanso de Ovinos para Abate (PDOA)’, sistema inédito no Brasil, consiste em reunir animais de vários produtores em uma área devidamente adaptada para recebimento, separação, pesagem, identificação e embarcação para abate. A propriedade também possui uma Médica Veterinária responsável pela propriedade e por essa organização, e o Serviço Veterinário Oficial, através da IAGRO, acompanha o desembarque na propriedade e o embarque dos animais com destino ao frigorífico.

A Fiscal Estadual Agropecuário Suzana Cometki Ortega, Coordenadora Estadual do Programa de Sanidade de Caprinos e Ovinos (PNSCO) da IAGRO, ressalta que essa organização dos elos da cadeia produtiva possibilitou um aumento no número de abates e também no consumo dentro do estado de Mato Grosso do Sul, gerando assim um maior ganho aos produtores da espécie.

Matéria de Evellyse Michelle de Souza Moraes sob supervisão de Iza Olmos Rodrigues de Lima