Porto Quijarro (Bolívia) – O Governo do Estado, por meio da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), participou nesta quinta-feira (28) da II Reunião do Comitê de Integração Fronteiriça Puerto Suárez – Corumbá.
Realizado pelo Ministério das Relações Exteriores e o Governo Boliviano, o Comitê se divide em três temas centrais, sendo segurança pública, integração econômica e assuntos sociais.
O diretor-presidente da Iagro, Luciano Chiochetta representou o secretário de Estado, Jaime Verruck, no encontro que debateu os gargalos da região de fronteira e possíveis soluções, nas reuniões que trataram da integração econômica.
Luciano – que participou da agenda junto do gerente de Defesa Sanitária Animal da Iagro, Rubens de Castro Rondon – observou que a participação da equipe de Mato Grosso do Sul serviu para o estreitamento dos laços com os profissionais da Bolívia buscando o fortalecimento das ações de vigilância. “Marcamos um encontro para a segunda quinzena de julho, com profissionais da defesa sanitária para discutir políticas regionais referente sanidade, em especial a harmonização de procedimentos, como a vacinação contra febre aftosa nos dois lados da fronteira, realização de serviços de vigilância nas propriedades de forma compartilhada, e ainda a possibilidade da visitação em propriedades um do outro”. Explicou.
Luciano lembra que todas as ações que serão discutidas têm consonância com o programa de retirada da vacinação contra aftosa, prevista para 2023 no Brasil.
A diretora do Departamento da América do Sul Meridional Embaixadora Eugenia Barthelmess, destacou que a reunião quer ouvir as inquietações e demandas das comunidades brasileiras e bolivianas, para que elas possam ser analisadas e encaminhadas em diferentes esferas dos dois países.
Já o diretor geral de relações bilaterais do Ministério da Integração boliviano, Ricardo Martinez Covarrubias, afirmou que o comitê de fronteira tem o objetivo de promover a política, econômica e social dos dois países. “Nesse contexto que destaco a importância desse mecanismo para as relações internacionais, da qual depende a vida de muitas pessoas”.
A Coordenadora de Cooperação Internacional e Comércio Exterior da Semagro, Camila Tieman, também participou da agenda na Bolívia.
Priscilla Peres