Comitê Gestor do PNEFA de MS apresenta projetos para assegurar retirada da vacinação contra aftosa

Categoria: AÇÃO ESTRATÉGICA, COMPROMISSO, DEFESA SANITÁRIA, PECUÁRIA, PNEFA, SANIDADE ANIMAL | Publicado: segunda-feira, dezembro 7, 2020 as 16:27 | Voltar

Campo Grande (MS) - O Comitê Gestor do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa – PNEFA em Mato Grosso do Sul se reuniu na terça-feira (1) por videoconferência e Segundo Beretta e analisou os principais pontos de entrave apontados pela auditoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para que sejam tomadas providências e equacionados, visando a retirada da vacinação contra febre aftosa no Estado. A reunião foi coordenada pelo superintendente de Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar da Semagro, Rogério Beretta, que representou o secretário Jaime Verruck.

A Iagro, através do Diretor Presidente Daniel Ingold, apresentou aos membros do comitê gestor os novos projetos de trânsito, renovação de frota e de pessoal, e ainda a nova metodologia de vigilância por quadrantes, uma inovação que busca assegurar a sanidade dos rebanhos.

O ‘redimensionamento da Vigilância Sanitária por Quadrante’ mapeia os municípios em quadrantes, redimensionando-os geograficamente, e faz a classificação de risco de cada quadrante possibilitando o planejamento anual das atividades das Unidades Locais por meio da análise de imagens de satélite, mapas e históricos de eventos sanitários. Definido o perfil epidemiológico e a quantidade de visitas por ano, o método estabelece as prioridades, define o calendário de execução das atividades e projeta os custos operacionais.

Esse novo modelo por quadrantes vem atender diretamente duas demandas do Ministério da Agricultura - com certo grau de correlação entre elas - sendo a primeira pertinente ao atendimento ao PNEFA que visa conduzir os Estados à mudança de status sanitário de livre de febre aftosa com vacinação, para livre de febre aftosa sem vacinação e a segunda ao atendimento aos componentes fundamentais do Programa de Avaliação e Aperfeiçoamento da Qualidade dos Serviços Veterinários Oficiais – QUALI SV (Instrução Normativa N.º 27, de 17 de julho de 2017).

Publicado por: Marcelo Armôa, Assessoria de Comunicação da Semagro

Publicado por: Iza Olmos Rodrigues de Lima

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.