Campo Grande (MS) – Mais de 40 técnicos da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) receberam capacitação sobre agrotóxicos e a doença infecciosa cisticercose, nessa terça-feira, dia 23, a capacitação ocorreu no auditório da Acrissul, durante a Expo MS Rural, integrando as iniciativas, pública e privada, na disseminação das formas básicas de prevenção da doença e o uso correto dos agrotóxicos.
As palestras e oficinas estão sendo realizadas pelos fiscais agropecuários Luciano Fabrízio de Oliveira (médico veterinário) e Sílvia Vollino Libman Luft (engenheira agrônoma) e pela gestora agropecuária Terezinha Cléa Signorini Feldens (pedagoga), também coordenadora da equipe de Educação Sanitária da agência.
Detentor de um rebanho bovino com mais de 20 milhões de cabeças – quarto rebanho nacional – Mato Grosso do Sul obteve visível aprimoramento tecnológico nas duas últimas décadas. Embora tenha visto melhorias significativas dos índices zootécnicos e na qualidade e conformidade do produto, ainda persistem na atividade, algumas deficiências quanto ao uso de tecnologias disponíveis e gerenciamento da maioria dos estabelecimentos produtores.
Os dois temas da capacitação são de grande relevância para a saúde pública. A cisticercose, por ser uma zoonose que afeta diretamente a saúde da população, é muito importante que os profissionais tenham dados e domínio sobre a importância de realizar um trabalho de controle do complexo teníase/cisticercose. E quanto aos agrotóxicos, conhecer as práticas adequadas de seu uso, assim como o destino correto das embalagens, com a finalidade de proporcionar segurança aos alimentos e ao meio ambiente.
Buscando aprimorar os serviços no Estado, a Secretaria de Estado da Produção e Agricultura Familiar (Sepaf) e as duas agências incluíram no contrato de gestão e colocaram em pratica através da articulação da vice-diretora da Iagro, Marina Dobashi; do gestor de Desenvolvimento Rural da Agraer, Arnaldo Santiago; e do coordenador de Pecuária da Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), Rubens Correa Mello, um cronograma de capacitações que pretende alcançar 500 técnicos do Governo do Estado em sete municípios.
Em Anastácio, 32 profissionais já tiveram a oportunidade de debater os dois temas, em Nova Andradina (10/08) foram 42 técnicos e Dourados (16/08) participaram 30, em Campo Grande ainda teremos mais uma oficina dia 25/08, Naviraí (13/09), Três Lagoas (20/09), Coxim (06/10) e Ponta Porã (06/11).
O secretário Fernando Lamas (Produção e Agricultura Familiar) comentou que a integração das iniciativas pública e privada para disseminação das formas básicas de prevenção da doença da cisticercose e o uso correto de agrotóxicos é muito importante para manter a excelência dos resultados do setor produtivo do Estado.
Segundo o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, a capacitação dos profissionais de assistência técnica e extensão rural nas temáticas da defesa agropecuária sempre estiveram no radar da equipe de Governo convergindo com as ações que visam à valorização do servidor. “Se provocados os nossos técnicos são capazes de superar nossas metas e expectativas. Tem sido assim desde que estamos à frente da agência o que nos deixa profundamente motivados a continuar realizando atividades para o grupo”, afirmou.