Nos dias 24 e 25 de maio de 2023, vinte fiscais estaduais agropecuários e engenheiros agrônomos, lotados em mais de 10 municípios do Estado, tiveram a oportunidade de participar de um importante curso de sanidade em citricultura. O evento ocorreu na sede do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), localizada em Araraquara – SP. As ações de capacitação continuada com foco na vigilância e controle de pragas em cultivos de citros: laranja, limão e tangerina também estão na pauta de prioridade da Iagro, visto o crescente aumento da citricultura no Mato Grosso do Sul.
Na oportunidade, além de informações técnicas do manejo fitossanitário, os fiscais da Iagro também puderam conhecer as estruturas de laboratórios, testes de PCR para detecção do HLB em tempo real, linhas de pesquisa em biotecnologia e ferramentas de tecnologia da informação disponibilizadas aos produtores de citros com foco no controle de greening.
O problema com a doença greening ou HLB que afeta severamente áreas tradicionais de cultivos citrícolas do estado de SP, constitui hoje a maior preocupação das ações de defesa vegetal em todo Brasil. A doença não tem cura e medidas fitossanitárias para controle da dispersão do HLB devem ser normatizadas e implementadas preventivamente, para a sustentabilidade da atividade no estado do MS.
O Fundecitrus tem investido intensamente em pesquisas para controlar de forma mais efetiva essa ameaça, proporcionando suporte técnico aos produtores rurais em todo o estado de São Paulo e regiões vizinhas, que exploram a citricultura como fonte de renda.
A capacitação também foi desenvolvida junto à propriedade rural no município de Tabatinga – SP, onde os técnicos puderam conhecer na prática os métodos de monitoramento, controle, sintomas e prejuízos causados pelas pragas de citros.
O investimento na capacitação desses profissionais e a parceria público-privada com o Fundecitrus reflete o compromisso do governo do Estado de Mato Grosso do Sul em fortalecer a defesa sanitária para citricultura do estado, garantindo a sustentabilidade e a competitividade desse importante e crescente setor, diversificando a economia e ampliando a geração de renda para os sul-mato-grossenses.