Campo Grande (MS) – A equipe da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) já está comemorando o bom resultado do trabalho realizado para cadastramento das áreas onde os produtores de Mato Grosso do Sul plantaram soja nesta safra 2017/2018.
Até a manhã desta quarta-feira, dia 09 de janeiro, véspera da data estipulada para finalizar o cadastramento, 91,75% dos produtores já haviam acessado o sistema e informado as áreas de plantio de soja.
Os números, que estão bem próximos dos que foram alcançados no ano anterior, 92%, demonstram, segundo o gerente de defesa vegetal, Félix Castro, o alinhamento entre produtores e Governo do Estado. “Estamos satisfeitos e otimistas. Até o final do dia teremos algum acréscimo”. Comemora, enaltecendo o comprometimento da equipe da agência e dos produtores.
A expectativa é de que Mato Grosso do Sul tenha uma safra de 2,6 milhões de hectares da leguminosa. Hoje o Estado ocupa a 5ª posição no ranking nacional de produção de soja em grão e o 6º lugar em exportação, com participação de 7,6% na produção brasileira de soja neste ano, segundo a Aprosoja.
Pré-requisito para a implementação das medidas de Defesa Sanitária Vegetal no Estado, principalmente durante o período de vazio sanitário, o cadastro da área é obrigatório e realizado exclusivamente pela internet. A não realização implica em autuação e multa.
O cadastro pode ser feito neste link.
Kelly Ventorim