Caçadores (Agentes de Manejo Populacional)

Atenção, agentes de manejo populacional!

A Peste Suína Africana (PSA) mata os suínos domésticos e os porcos selvagens!

Ao retornar de uma viagem de caça no exterior, adote as medidas para evitar a disseminação de doenças como limpar e desinfetar equipamentos, materiais, roupas e sapatos utilizados na caça e não traga troféus da caça ou outros produtos de origem suína.

No Brasil, informe imediatamente ao Serviço Veterinário Oficial do seu estado a identificação de qualquer porco selvagem ou javali encontrado morto ou doente. Encontre aqui os endereços e contatos.

Evite visitas desnecessárias nas criações de suínos domésticos. No entanto, se for inevitável o contato com as criações de suínos domésticos, não esqueça de trocar roupas e sapatos e de limpar seus equipamentos e materiais usados em caçadas, antes de entrar em contato com os suínos domésticos.

Colabore você também com a vigilância de doenças de suínos e proteja a suinocultura nacional: acesse aqui o Plano Integrado de Vigilância de Doenças dos Suínos e saiba como você pode contribuir.

Ajude a evitar a entrada da PSA no Brasil e a disseminação de outras doenças de suínos!

Onde notificar uma suspeita de PSA?

A notificação pode ser feita presencialmente ou por telefone em qualquer Unidade da Iagro. (lista com os endereços e telefones) ou pelos canais abaixo (ligação gratuita):

ÁREA ANIMAL
Emergência Sanitária ou denúncias
0800 0679 120

Deve-se notificar por qualquer meio de comunicação (presencial, telefone, e-mail ou pelo sistema informatizado e-SISBRAVET), para evitar a disseminação da doença.

Acesse o link e-SISBRAVET para notificação, clicando no banner abaixo:

Fonte: Mapa

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.