Campo Grande (MS) – O governador Reinaldo Azambuja participou na manhã de hoje (6) da abertura oficial da 47ª Exposição Agropecuária de Maracaju (Expomara), que acontece no Parque de Exposições Libório Ferreira de Souza, no município. Durante a solenidade Azambuja destacou a importância do agronegócio para o País e anunciou a assinatura da ordem inicial de serviço para a pavimentação da estrada da Água Fria.
Segundo o governador a força do agronegócio vem segurando o PIB brasileiro, por realmente impulsionar as economias regionais e ter feito crescer municípios onde atua. “Nesse ano de crise nacional e só no mês de maio Mato Grosso do Sul recebeu o anúncio de mais de 20 bilhões de reais de investimentos no setor de celulose, de grãos e de transformação de matéria-prima em produtos acabados, o que mostra a força da economia do nosso estado, pautada na diversificação. Acredito que se você tem uma economia diversificada você não sente tanto os efeitos da crise, e é o que tem acontecido aqui no MS, que mesmo com a crise vai crescer acima da média nacional”, ressaltou.
Durante o evento Azambuja também anunciou que no mês de julho será dada a ordem inicial de serviço para a pavimentação da estrada da Água Fria. “Já realizamos a licitação e tivemos 52 empresas com propostas. Está semana vamos analisar as cartas e a nossa intenção é trabalhar com duas empresas para fazerem dois trechos, um de 28 quilômetros que vai começar na BR-60 para o lado da Usina de Maracaju e o outro que pegará o começo do asfalto daqui indo até a usina e perfazendo 30 quilômetros. Esperamos concluir essa obra em um prazo de oito meses”.
O governador também falou a redução do ICMS do diesel de 17% para 12%, o que vai igualar Mato Grosso do Sul a outros poucos estados, e sobre o trabalho para a redução à zero do ICMS da tarifa vermelha da conta de energia. Reinaldo também lembrou do planejamento que está sendo realizado para a pavimentação e manutenção de rodovias importantes para o Estado. “O Governo planejou um desenho para quatro anos de rodovias que deverão ser pavimentadas e que receberão manutenção. Acho importante o setor produtivo ter boas estradas para escoamento das riquezas que são geradas”, disse.
Ao final de seu discurso o governador retomou a importância da agropecuária brasileira e frisou. “O produtor brasileiro já faz sua parte, agora é preciso que os governos o façam, aumentando a competitividade, diminuindo os tributos, aumentando realmente a produção e a renda no campo. Também é preciso ter seguro e estabilidade, além do crédito sem o qual fica difícil produzir. Que continuemos com juros acessíveis”.
Participaram da solenidade de abertura da Expomara o prefeito de Maracaju, Maurílio Azambuja; o presidente do Sindicato Rural do município, Juliano Schmaedecke; o secretário de Estado de Governo, Eduardo Riedel; o titular da Secretária de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), Fernando Lamas; o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta; a deputada federal, Tereza Cristina Correa da Costa Dias; o presidente da Câmara Municipal de Maracaju, Hélio Albarello e outras autoridades.
A Expomara
Realizada pelo Sindicato Rural de Maracaju em parceria com a Prefeitura, a Feira espera este ano, segundo o prefeito Maurílio Azambuja atrair 30 mil visitantes. A Exposição conta com diversos expositores, shows, palestras técnicas, leiloes, julgamentos de animais e apresentações de tecnologias voltadas ao setor agropecuário.
Maracaju se destaca em Mato Grosso do Sul como o maior produtor de grãos e a Expomara é tida como a grande fomentadora de boas oportunidade de negócios.
Foto: Chico Ribeiro