Campo Grande (MS) – O Superintendente de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar, Renato Roscoe, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) participou na manhã desta terça-feira, do Confinar, representando o Governador Reinaldo Azambuja, no ato de abertura.
Em sua fala, na sexta edição de um dos principais eventos do agronegócio brasileiro, Renato Roscoe falou de importantes entregas do Governo, e sem esquecer o atual momento de instabilidade, ressaltou o caráter técnico do evento e a qualidade dos debates que foram propostos, focados na produção tendo como tema a comercialização e o acesso a mercados.
Para exemplificar a preocupação do Governo do Estado com o desenvolvimento do setor produtivo Renato falou da reforma administrativa que resultou na montagem de uma grande Secretaria, que é a Semagro, que une todas as vertentes de desenvolvimento do Estado: ciência e tecnologia, indústria, comércio, serviços, turismo, e toda parte de produção, agropecuária, pecuária e agricultura familiar.
Entre as ações mais relevantes da Semagro, Renato destacou a reformulação do ‘Precoce MS’. “Finalizamos recentemente, após um trabalho longo e que contou com a parceria com os produtores através das instituições que o representam, a reformulação do ‘Precoce MS’, programa que beneficia o produtor que atua com boas praticas na propriedade, realiza ações de sustentabilidade e que mandam para o abate um animal diferenciado”.
O superintendente relatou que desde o relançamento do programa já foram abatidos mais de 23.700 animais de 370 lotes, que renderam mais de um milhão e duzentos mil reais em retorno para os produtores, com devolução de parte do ICMS e que, mantido o ritmo será possível alcançar a meta de abater ainda em 2017, 80 mil animais através do programa.
Renato falou ainda da reformulação do PROAPE, um programa voltado às ações da agropecuária e que também conta com a participação das instituições e em paralelo a realização de ações que buscam a otimização dos sistemas de informática de programas que atendem diretamente o produtor.
Outra ação destacada por Roscoe é a primeira parceria público privada que o Estado está formalizada para criação de uma grande rede de fibra ótica ligando todos os municípios do Estado através do programa ‘Estado digital inteligente’, e que deve ajudar a solucionar muitos dos problemas de comunicação de Mato Grosso do Sul.
O programa de recuperação de pastagens degradadas, o ‘Terra Boa’ também foi lembrado por Roscoe, que destacou que por necessitar de alguns avanços para obter o êxito buscado pelo Estado, também está passando por uma reestruturação, sob o comando da equipe da Superintendência de Pecuária da Semagro.
Entre as mais importantes entregas da Secretaria, Renato lembrou a ampliação da disponibilidade de recursos através do FCO, que praticamente dobrou no ultimo ano, passando de um bilhão e trezentos milhões, para dois bilhões e trezentos milhões. “Através de um trabalho intenso do Secretário Jaime [Verruck] e sua equipe os processos foram otimizados. Exemplo disso são as cartas consultas de até um milhão que a partir de agora não precisarão passar mais pelo Conselho, facilitando ainda mais os tramites”.
Renato parabenizou os organizadores do evento, os parceiros e patrocinadores e teceu elogios aos participantes por estarem buscando conhecimento num momento em que o País passa tamanha turbulência. “Ao participar de encontros com este, todos estamos ajudando a manter firmes os pilares da economia que move o nosso Estado, o nosso País”. Finalizou.
O Confinar acontece nesta terça e quarta-feira em Campo Grande, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.
Kelly Ventorim, Semagro