O programa Agro Cooperação – uma consciência, inúmeros benefícios, da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar do Mato Grosso do Sul (Semagro) inicia nessa quarta-feira (dia 6) uma série de lives transmitidas pelo canal @FonteAgro no YouTube. O encontro de abertura será às 14 horas locais (15 horas em Brasília) com um bate-papo com representantes das entidades parceiras da campanha. O encontro servirá para explicar ao público como funcionará iniciativa, o papel de cada parceiro em suas ações e os próximos passos da campanha, lançada no final de setembro pelo secretário de Meio Ambiente do Estado, Jaime Verruck.
Participarão desta primeira live a fiscal agropecuária Glaucy da Conceição Ortiz, da Agência Estadual de Defesa Sanitária, Animal e Vegetal do Estado (Iagro), e o presidente da Associação Estadual dos Engenheiros Agrônomos do Mato Grosso do Sul (Aeams), Antônio Luiz Neto – que falará também pela Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav). O encontro terá ainda os representantes do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), Daniel Espanholeto, e do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), Cláudio Júnior Oliveira. A mediação será do jornalista Castor Becker Júnior, da Assessoria de Imprensa da Agro Cooperação.
Além desta, outras quatro lives estão sendo programadas até novembro. A próxima terá como tema a Complementariedade Agricultura e Apicultura, depois virá Técnicas Amigáveis às Abelhas e a penúltima irá abordar Boas Práticas Apícolas. Fechando a agenda, o tema será Formalização da Apicultura. Todas em um bate-papo com diversos convidados, entre especialistas, produtores e apicultores.
A campanha Agro Cooperação tem como estratégia a comunicação e conscientização entre produtores, apicultores, operadores aeroagrícolas, agrônomos e técnicos, com foco na boa convivência entre lavouras e apiários. Seu objetivo é reforçar a sustentabilidade ambiental pela educação sanitária e difusão de boas práticas na aplicação de agrotóxicos.
A iniciativa também já teve, em seu lançamento, a divulgação de uma série de vídeos e postagens que, nos próximos meses, deverão reforçar a segurança das operações nas lavouras e a conformidade também no manejo de colmeias e comercialização de mel. Isso aliado a ações que vão desde treinamentos para agricultores, profissionais da aviação agrícola e criadores de abelhas até a comunicação com as revendas de insumos, passando ainda pela preparação de um aplicativo para o mapeamento de abelhas e a comunicação entre as partes para o manejo seguro das lavouras e dos apiários.
Para acompanhar a Live, clique na imagem abaixo: