Campo Grande (MS) – A Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal (Iagro), ligada à Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), desenvolve ações de fiscalização e inspeção de produtos e subprodutos de origem animal e vegetal, insumos agropecuários, produtos transgênicos, controle do trânsito de animais e vegetais por meio de postos fixos e móveis instalados em pontos estratégicos de todo o Estado. O principal objetivo é impedir a difusão de doenças dos animais e o comércio de produtos clandestinos e de má qualidade, garantindo assim o correto transporte de produtos para consumo humano.
Durante o mês de setembro 22 equipes de fiscalização móvel da Iagro realizaram 231 inspeções em veículos, sendo fiscalizados 7.584 bovinos, 51.424 aves, 1.150 suínos, 35 equinos e 84 ovinos e 14 comitivas, totalizando 60.277 animais. Neste período, os fiscais lavraram 44 autos de infração. Das irregularidades encontradas, 56% são referentes à falta da Guia de Trânsito Animal (e-GTA), documento obrigatório no trânsito intra estadual e interestadual de animais, independentemente da finalidade.
O transporte e a comercialização de animais sem e-GTA estão sujeitos à multa e apreensão da carga, que pode ainda ser encaminhada para o abate sanitário.
De acordo com o coordenador dos Postos Móveis da Iagro, Rodrigo Cantero Dorsa, durante as fiscalizações os animais são inspecionados e toda a documentação necessária para o trânsito é verificada. “A e-GTA é um documento fundamental para que possamos acompanhar a movimentação dos animais e assim evitar a introdução de doenças que coloquem em risco a população e causem prejuízo aos produtores”, afirma o coordenador.
O trabalho de fiscalização ocorre rotineiramente em todo o Estado, priorizando os municípios na área de fronteira com a Bolívia e o Paraguai. A população também pode denunciar as irregularidades, por meio do telefone 0800-679120. A ligação é gratuita.
Assessoria de Comunicação.