A importância da análise de solo para o planejamento agrícola

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, abril 8, 2022 as 15:15 | Voltar

A análise de solo é uma etapa considerada primordial, realizada antes do plantio de uma determinada cultura. Por meio dela, é possível avaliar a fertilidade e as correções necessárias do solo da área que será cultivada.

A coleta de solo para a análise é uma das ações desenvolvidas pela equipe da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) durante os atendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) realizados junto aos produtores da Agricultura Familiar.

O técnico da Agraer Anderson Zuza realiza a coleta de solo no Assentamento Santo Antônio, localizado em Itaquiraí, entre a colheita e a adubação subsequente. “Com a análise, é possível identificar nutrientes ou fatores químicos para fazermos as recomendações ao produtor e para o manejo mais adequado do solo”, explica.

Atualmente, em Mato Grosso do Sul, a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), é uma das instituições responsáveis por receber as amostras de solo da Agraer e pela emissão dos laudos. As análises são acompanhadas pela equipe do laboratório da Iagro, composta pela química Wellyta de Oliveira Ferreira e pelo engenheiro químico, Carlos Henrique Petreski Vitória.

O laboratório inclusive conta com o selo de qualidade do PAQLF (Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade) fornecido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e em fevereiro também recebeu a certificação do Ensaio de Proficiência para análises de calcário pelo Instituto Agronômico de Campinas, comprovando a qualidade e confiabilidade dos resultados fornecidos nos laudos.   

Basicamente, os procedimentos de análise compreendem algumas etapas. A primeira é a recepção da amostra do solo, que é colocada em uma estufa para secar por 48 horas, com circulação de ar contínua. Em seguida é feita a moagem, a retirada de impurezas do solo, com o objetivo de homogeneizar a amostra, para obtenção de resultados mais precisos. Depois, vem a fase da cachimbagem, quando a amostra é fracionada em pequenas quantidades e a essas porções são adicionados reagentes, para cada componente químico que faz parte da análise.

“Por fim, realizamos a leitura das amostras preparadas, quantificamos os nutrientes presentes no solo e as informações recolhidas são emitidas no laudo final”, pontua Wellyta.

O prazo para entrega do laudo das análises de solo é de até dez dias úteis, contados a partir do recebimento da amostra no laboratório. São disponibilizados três tipos de análise: as análises químicas de macro e de micronutrientes e a análise física de granulometria. Todas podem ser requisitadas por qualquer pessoa física ou jurídica.

Durante a requisição, é realizado um cadastro inicial contendo informações como, a cultura a ser plantada, a área em hectares da amostra e as características do cultivo anterior. Além disso, a Iagro tem um guia de como tirar amostras de terra para análise, que pode ser acessado aqui. O órgão também recomenda que as análises químicas sejam realizadas periodicamente de acordo com a cultura a ser implantada e a análise granulométrica tem validade de uma década.

A Iagro é uma importante parceira do Programa Pró-Fertiliza MS executado pela Agraer e que será ampliado ainda em 2022.

Texto e Fotos: Igor Moura - Assessoria de Comunicação Agraer

Publicado por: Iza Olmos Rodrigues de Lima

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.