A IAGRO agrega valor a cadeia agropecuária ao emitir o primeiro CIS-E eletrônico

Categoria: COMPROMISSO, DEFESA SANITÁRIA, Geral, SANIDADE ANIMAL | Publicado: sexta-feira, julho 10, 2020 as 14:27 | Voltar

Com a necessidade de modernização do sistema, de rastreabilidade e controle efetivo das movimentações de produtos e subprodutos de origem animal pelo Serviço Veterinário Oficial, foi instituído no Estado do Mato Grosso do Sul, o Certificado de Inspeção Sanitária Modelo “E” – CIS-E no formato eletrônico, denominado e-CIS-E, através da publicação da Portaria IAGRO MS Nº 3.650, de 24 de junho de 2020.

O MS é o segundo Estado brasileiro a implantar o formato eletrônico, sendo o primeiro Santa Catarina. O e-CIS-E deverá ser utilizado para o trânsito intraestadual e interestadual de todos os tipos de produtos e subprodutos de origem animal, não destinados à alimentação humana. A emissão poderá ser realizada nas Unidades Locais da IAGRO e pelos Médicos Veterinários Privados Credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA.

A ferramenta referente a emissão de e-CIS-E, está inserida no sistema e-Saniagro, no Módulo Movimentação que tem por objetivo sistematizar as atividades e serviços pertinentes ao trânsito no Estado de Mato Grosso do Sul. O desenvolvimento dessa ferramenta foi uma interação e comprometimento de servidores da Superintendência de Gestão da Informação (SGI), representada pela equipe gerenciada pelo Hugo Nantes, da Divisão de Tecnologia da Informação (DTI/IAGRO) representada pela Fiscal Estadual Agropecuário Caroline Sakamoto, e da Superintendência Federal de Agricultura (SFA/MS) representada pelo Auditor Fiscal Federal Agropecuário, o Sr. Newton Cesar Moreira da Silva, além das Fiscais Estaduais Agropecuário Márcia Arakaki Rabelo (Diretoria) e Suzana Cometki Ortega (Divisão de Defesa Sanitária Animal – DDSA/IAGRO).

No dia 09 de julho de 2020, com a presença da Médica Veterinária da JBS, Neylisa Dario Lazaro, do Diretor-Presidente da IAGRO, Daniel Ingold, das Fiscais Estaduais Agropecuários, Marcia Arakaki Rabelo e Suzana Cometki Ortega, e do Auditor Fiscal Federal Agropecuário João Batista Mota da Silva, foi realizada a primeira emissão do e-CIS-E, o formulário Série U, número 1.

O Diretor-Presidente da IAGRO Daniel Ingold colocou a importância no avanço das ferramentas de gestão a fim de otimizar os trabalhos da defesa sanitária do Estado do Mato Grosso do Sul e melhoria dos serviços prestados ao público. Além disso, possibilita um controle efetivo do trânsito de produtos e subprodutos de origem animal, essencial nesse momento em que o Estado se prepara para a mudança de Status Sanitário de Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação.

Segundo o Auditor Fiscal Federal Agropecuário da Superintendência Federal de Agricultura – SFA/MS (MAPA), João Batista Mota da Silva o sistema eletrônico traz ganhos na velocidade do recebimento e transmissão de informações, a possibilidade de rastreamento de produtos, maior controle de produtos e subprodutos de interesse sanitário animal. Além disso haverá ganho nas auditorias e supervisões a serem realizadas pelo MAPA, através do sistema digital.

Na perspectiva da iniciativa privada, a Médica Veterinária Neylisa Dario Lazaro relatou diversos benefícios como “agilidade no processo, o custo benefício de uma certa forma será vantajoso, pois não teremos mais perdas de documentos que muitas vezes eram extraviados no momento da impressão por serem na maioria das vezes de material muito fino. Os blocos eram comprados então quando perdíamos por danos, perdíamos algo que já havia sido pago. Por meio eletrônico não haverá mais esse problema”. Além das questões administrativa-financeira, Neylisa evidenciou a confiabilidade da rastreabilidade tornando o processo mais eficiente e transparente e por fim agradeceu pela oportunidade de fazer parte do desenvolvimento dessa ferramenta: “Ficamos felizes por receber este importante convite que nos possibilitou a ser a 1ª unidade do Estado de Mato Grosso do Sul a emitir o 1º Certificado eletrônico".

Este cenário demonstra a tendência de interação da IAGRO com as partes envolvidas na cadeia agropecuária do Estado, resultando em ações sinérgicas e consequentemente benefícios aos entes desse setor como também ganhos a sociedade sul-mato-grossense. A IAGRO compreende essa modernização como uma grande conquista que permeará a todas as áreas envolvidas.

 

A Médica Veterinária Credenciada pelo MAPA, Neylisa Dario Lazaro representando a empresa JBS
na emissão do 1º e-CIS-E junto a Fiscal Estadual Agropecuário Suzana Cometki Ortega.

Interação entre os profissionais da Superintendência Federal de Agricultura - SFA/MS e IAGRO.
Da esquerda para a direita: Fiscal Estadual Agropecuário Márcia Arakaki Rabelo, Auditor Fiscal Federal Agropecuário Sr. João Batista Mota da Silva e a Fiscal Estadual Agropecuário Suzana Cometki Ortega.

Interação público /privado. O Sr. Daniel Ingold, Diretor-Presidente da IAGRO entregando o primeiro
e-CIS-E para a Médica Veterinária Credenciada no MAPA, Neylisa Dario Lazaro, e as Fiscais Estaduais Agropecuário Márcia Arakaki Rabelo e Suzana Cometki Ortega e o Auditor Fiscal Federal Agropecuário Sr. João Batista Mota da Silva.

Publicado por: Iza Olmos Rodrigues de Lima

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.