Grupo de 60 técnicos e fiscais da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul), participa de treinamento do Grupo Especial de Atendimento a Suspeitas Emergenciais – GEASE MS no Simulado de Gabinete Influenza Aviária e Doença de Newcastle. A capacitação acontece na sede da Iagro, em Campo Grande, de 29 de outubro a 1º de novembro.
De acordo com a Iagro, órgão vinculado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), o treinamento é essencial para assegurar que as equipes e os protocolos necessários estejam preparados, permitindo uma resposta rápida e eficaz às situações de emergência zoossanitária. O simulado é uma ação de fortalecimento da defesa agropecuária nacional, sendo uma etapa estratégica na proteção da saúde animal e no controle de doenças que podem impactar não apenas o Brasil, mas toda a cadeia produtiva de aves no mundo.
Durante o exercício, as equipes realizarão análises, tomarão decisões e coordenarão ações em um ambiente que simula uma situação real de emergência. Isso garantirá que Mato Grosso do Sul esteja alinhado com as melhores práticas globais de contenção e erradicação de enfermidades avícolas.
No primeiro dia da capacitação, houve a participação de Kamylla Lucas Silveira, coordenadora do Programa Nacional de Sanidade Avícola da Iagro, que abordou a Organização do Plano de Contingência, e Roberto Siqueira Bueno, também da Agência, que discutiu o Planejamento e Execução do Plano de Contingência. Tais Oltramari Barnasque, da Superintendência Federal de Agricultura do Rio Grande do Sul, e Priscila Ferraz, da Superintendência Federal de Agricultura do Mato Grosso do Sul, apresentaram informações sobre a Influenza de Alta Patogenicidade e Doença de Newcastle, incluindo a experiência de Anta Gorda/RS em DNC.
O dia foi encerrado com a Chefe da Divisão de Defesa Animal, da Iagro, Janine Vieira de Almeida, que falou sobre a metodologia dos exercícios simulados que serão praticados durante o curso. O presidente da Iagro, Daniel Ingold, enfatiza a importância do simulado: “Este exercício é fundamental para fortalecer nossa capacidade de resposta às emergências zoossanitárias que afetam as aves. Com a preparação adequada, podemos proteger nossos rebanhos avícolas e garantir a segurança alimentar da população.”
Importância
A Fiscal Estadual Agropecuária Kamylla Lucas Silveira acrescenta que “a realização deste simulado demonstra nosso compromisso com a sanidade avícola. A troca de experiências e a prática de cenários reais são essenciais para garantirmos uma resposta eficaz em situações de emergência que envolvem doenças como a Influenza Aviária e a Doença de Newcastle.”
A iniciativa é mais um passo da Iagro para manter a saúde animal como prioridade, apoiando a segurança da produção avícola e a economia do país.
Marcelo Armôa, da Semadesc
Fotos – Iagro