VOCÊ SABE NOTIFICAR UMA SUSPEITA OU CASO DE DOENÇA A IAGRO?


O QUE NOTIFICAR?

Devem ser notificadas ao Serviço Veterinário Oficial – IAGRO quaisquer suspeitas de doenças e as ocorrências de mortalidade nos animais de produção.

Observou animais com alteração de comportamento, apresentando sinais de doenças ou quando ocorrer mortalidade de animais na propriedade entre em contato com a IAGRO.

As doenças de notificação obrigatória são regulamentadas pela Instrução Normativa Nº. 50 de 24 de setembro de 2013 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.

QUEM DEVE NOTIFICAR?

Qualquer cidadão que tenha conhecimento da suspeita ou confirmação de doenças dos animais ou mortalidade deve informar o fato a IAGRO.

Para os profissionais Médicos Veterinários está previsto na Resolução Nº 1.138 do CFMV, de 16 de dezembro de 2016, a qual Aprova o Código de Ética do Médico Veterinário, no Capítulo II, Art. 6º, inciso VII: “ fornecer informações de interesse da saúde pública e de ordem econômica às autoridades competentes nos casos de enfermidades de notificação obrigatória”.

QUAL O PRAZO PARA NOTIFICAR?

A comunicação de casos suspeitos de doenças ou mortalidade de animais deve ser feita o mais breve possível.

QUAL A IMPORTÂNCIA DE NOTIFICAR RAPIDAMENTE?

Quanto mais rápido notificar, mais rápido a IAGRO pode atender. O atendimento a notificações, emergências e denúncias tem o propósito de prevenir, impedir a difusão/disseminação, controlar e erradicar as enfermidades que acometem os animais, doenças essas que podem ocasionar grandes e graves consequências comerciais, econômicas e de saúde pública caso estejam presentes ou venham a aparecer nas populações animais de nosso Estado.

COMO POSSO NOTIFICAR?

Como posso notificar doenças dos animais?
A notificação pode ser feita através de:

Contato direto (presencial) nos escritórios da IAGRO;
Através de ligação no telefone fixo dos escritórios;
Através do disque denúncia 0800  0679  120.
Também pelo formulário Form-NOTIFICA, padronizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O Form-NOTIFICA deve ser impresso, preenchido com os dados da notificação e entregue em um dos escritórios ou escaneado via e-mail.
Os endereços, e-mails e telefones das Unidades Locais da IAGRO, o Formulário de Notificação e seu respectivo instrutivo (FORM NOTIFICA) estão disponíveis no site http://www.iagro.ms.gov.br/
E-mail de contato Divisão de Epidemiologia: notifica@iagro.ms.gov.br

O Serviço Veterinário Oficial IAGRO trabalha para manter a sanidade dos rebanhos do Mato Grosso do Sul.

DISQUE DENÚNCIA 0800-0679 120

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.