Rastreabilidade

É o ato de acompanhamento de um determinado produto, permitindo a identificação da origem deste produto desde o campo até o consumidor. Compõe-se de medidas que possibilitem controlar e monitorar todas as fases de produção, bem como todos os fatores que contribuíram para o sistema de produção.

A rastreabilidade é um instrumento gerencial que permite localizar falhas e tomar medidas corretivas rapidamente e com menor custo, podendo ser utilizado pelo Estado para diminuir os riscos de propagação de doenças e prejuízos a população.

SERVIÇO DE RASTREABILIDADE DA CADEIA PRODUTIVA DE BOVINOS E BUBALINOS – SISBOV

Instituído pelo Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA, estabelece normas e procedimentos aplicáveis a todas as fases de produção, transformação, distribuição, e dos serviços agropecuários, para assegurar a rastreabilidade, a origem e a identidade dos animais, produtos, subprodutos e insumos agropecuários na cadeia produtiva de bovinos e bubalinos.
Para isso conta com entidades certificadoras que podem ser organizações governamentais ou privadas credenciadas, responsáveis pela caracterização das propriedades, seleção e identificação dos animais para efeito de registro e inserção dos dados individuais de cada animal na BASE NACIONAL DE DADOS – BND.

Os animais passarão por um processo de identificação com a utilização de dispositivo internos ou externos que permitam o monitoramento individual.

Todos os animais registrados no SISBOV terão sua identificação e movimentação controlados pelas entidades certificadoras.
A adesão é voluntária mas todos os bovinos e bubalinos destinados a exportação para países que exigem um sistema de rastreabilidade devem ser inscritos no SISBOV

Informações para contato em Campo Grande

Iagro Central – Setor de Rastreabilidade
Endereço: Av. Senador Filinto Muller, 1146. Bairro Universitário.
CEP: 79074 902

E-mail: rastreabilidade@iagro.ms.gov.br

Fone: (67) 3901-2691