Workshop discutirá implementação do Programa Nacional de Combate às Moscas-das-frutas

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, dezembro 7, 2015 as 13:59 | Voltar

Encontro será nesta terça (8) e quarta-feira (9), em Brasília

Os fiscais agropecuários federais e estaduais, pesquisadores e entidades de representação dos produtores se reunirão nesta terça (8) e quarta-feira (9), em Brasília, para debater as estratégias para implementação do Programa Nacional de Combate às Moscas-das-frutas (PNMF).

O objetivo do PNMF é melhorar o status sanitário das cadeias de produção de frutas no Brasil, por meio do enfrentamento de uma das principais pragas da fruticultura mundial, que são as moscas-das-frutas da família Tephritidae. Além de causarem perdas diretas, essas pragas são motivo para o estabelecimento de medidas fitossanitárias pelos países que importam frutas frescas.

O workshop é uma realização do Departamento de Sanidade Vegetal (DSV), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Ao longo do evento serão realizadas palestras e mesas-redondas, além da apresentação e discussão do projeto do PNMF.

O diretor do DSV e coordenador do PNMF, Luís Rangel, ressalta que o workshop será um momento fundamental para a validação do projeto. “O PNMF prevê ações em pelo menos 10 unidades da Federação e sua execução dependerá do alinhamento de esforços entre Mapa, órgãos estaduais de Defesa Sanitária Vegetal e setor privado, contando com o suporte estratégico da pesquisa e da extensão.”

A fruticultura brasileira é a terceira maior do mundo.

O PNMF foi instituído pela Instrução Normativa nº 20, de 8 de setembro de 2015.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.moscasdasfrutas.net .As vagas são limitadas.


Serviço:

Workshop para implementação do Programa Nacional de Combate às Moscas-das-frutas

Data: terça (8/12) e quarta-feira (9/12)
Horário: 8h
Local: Auditório da Embrapa Recursos Genéticos (Cenargen) – Brasília
Mais informações para a imprensa:
Assessoria de comunicação social
Cláudia Lafetá
claudia.lafeta@agricultura.gov.br

Publicado por: kventorim@semagro

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.