Suinocultura e Iagro em Consonância por Mato Grosso do Sul

Categoria: AÇÃO ESTRATÉGICA, COMPROMISSO, DEFESA SANITÁRIA, PECUÁRIA, SANIDADE ANIMAL | Publicado: sexta-feira, janeiro 15, 2021 as 10:27 | Voltar

A suinocultura em Mato Grosso do Sul, sexta colocada no ranking entre os Estados brasileiros, conta com 74,6 mil matrizes distribuídas em 34 propriedades, gerando 16 mil empregos e produção estimada em R$ 16 bilhões, com a vantagem da disponibilidade de grãos de qualidade para a preparação de ração. (1)

Segundo dados da ASUMAS (Associação Sul Mato-Grossense de Suinocultores), Mato Grosso do Sul apresentou um acumulado de abate de 828,3 mil animais, entre os meses de janeiro a maio de 2020, resultado que foi 5,71% superior ao mesmo período de 2019.  A maior parte da produção industrial da suinocultura é voltada para o mercado internacional. Conforme mencionado acima, Mato Grosso do Sul é o sexto maior exportador de produtos do abate de suínos no Brasil, com aumento na participação para 0,7% em 2020, em relação ao mesmo período de 2019, onde participava com 0,02%. O principal destino é Hong Kong, responsável por quase 70% dos valores exportados no primeiro semestre do ano de 2020. (2)

É nesse contexto econômico e consequentemente social que a Iagro se apresenta imprescindível na cadeia, visto que as questões pertinentes a sanidade animal é primordial ao atendimento dos mercados internos e externos. A Inauguração da Granja Rio Verde, datada de 21 de dezembro de 2020, estará efetivamente recebendo animais provenientes de Mato Grosso e Minas Gerais, aproximadamente 18 lotes, que desembarcarão em Mato Grosso do Sul a partir desse sábado (16/01), onde serão recepcionados conforme programação até o dia 23/01. Nesse período a Iagro estará acompanhando em 100% o desembarque dos animais.

Toda granja de suídeos certificada deve ser livre de peste suína clássica, doença de Aujeszky, brucelose, tuberculose, sarna e livre ou controlada para leptospirose. A critério dos proprietários da granja de reprodutores, este pode requerer junto ao Mapa a certificação opcional de livre para as demais doenças: Rinite Atrófica Progressiva, Pneumonia Micoplásmica, Pleuropneumonia Suína, Disenteria Suína. (3)

 

Referência Bibliográfica:

(1) A cada mil empregos suinocultura injeta R$ 1 bilhão na economia de MS. Disponível em: https://asumas.com.br/a-cada-mil-empregos-suinocultura-injeta-r-1-bilhao-na-economia-de-ms/. Acessado em: 15/01/2021.

(2) Suinocultura de Mato Grosso do Sul dá um salto em 2020, com biossegurança e sustentabilidade. Disponível em: https://www.semagro.ms.gov.br/suinocultura-de-mato-grosso-do-sul-da-um-salto-em-2020-com-biosseguranca-e-sustentabilidade/ . Acessado em: 15/01/2021

(3)  Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa N.º 19, de 15 de fevereiro de 2002. Disponível em https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/insumos-agropecuarios/insumos-pecuarios/material-genetico/registro-de-estabelecimento/arquivos/instrucao-normativa-no-19-de-15-de-fevereiro-de-2002.pdf/view. Acessado em: 15/01/2021

Imagem da Capa: Agroceres (@agrocerespic)

Fiscal Estadual Agropecuário Talita Costa - Comunicação Institucional da Iagro

Publicado por: Iza Olmos Rodrigues de Lima

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.