Sistema de controle integrado de animais destinados a eventos pecuários completa um ano com excelentes resultados

  • Publicado em 23 jan 2017 • por Iza Olmos Rodrigues de Lima •

  • Campo Grande (MS) – Desde fevereiro de 2016, em Mato Grosso do Sul, os eventos pecuários com aglomerações de animais, como as tradicionais festas de laço, provas equestres e leilões são atendidas por médicos veterinários habilitados pela Iagro.

    Já são 156 médicos veterinários habilitados, que além de estarem em dia com o registro no Conselho Regional de Medicina Veterinário do Estado (CRMV-MS) e cumprir uma série de normas constantes na Portaria/IAGRO/MS nº 3524, publicada no Diário Oficial em 2 de dezembro de 2015, os profissionais acumulam em seu currículo a capacitação teórica e prática com duração de oito horas.

    O curso aconteceu em duas etapas de quatro horas cada. A primeira parte do curso – que coloca em pauta a legislação – ficou a cargo do especialista em Defesa Sanitária Animal da Iagro, Natal Henrique Monteiro Júnior. Já a segunda parte – que os qualifica para acesso ao sistema de informática – ficou a cargo da SGI, empresa responsável pelo CIADE, sistema de controle integrado de animais destinados à eventos.

    A inspeção prévia do local, emissão do laudo de vistoria, encaminhamento do processo à Iagro, bem como a fiscalização, intervenção nas atividades, interdição do evento, análise dos relatórios, solicitação de correções e arquivamento de documentação, estão sob a responsabilidade da agência.

    Na função de auditora, a Iagro também orienta tanto os promotores de eventos quanto os médicos veterinários habilitados sobre toda documentação e  procedimento durante a realização do trabalho.

    Além do treinamento dos profissionais, também cabe à Iagro o controle da emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), a auditoria técnica e administrativa, bem como a decisão pela suspensão temporária do credenciamento de um profissional ou de um local de evento, quando detectadas irregularidades.

    Durante o ano de 2016 foram realizados 1.132 eventos, sendo 856 sob a responsabilidade técnica desses profissionais, com a movimentação de 483.191 bovinos, 28.581 equídeos. Além de terem sido cadastrados 343 recintos e 130 empresas credenciadas.

    Serviço

    Os próximos cursos “Legislação Sanitária vigente para credenciar médico veterinário para atuar em eventos pecuários” acontecem nos dias 8 de março, 7 de junho e 6 de outubro. Interessados devem procurar o escritório da Iagro mais próximo.

    Kelly Ventorim – assessora de comunicação da Sepaf e Iagro

    Categorias :

    Geral

    Veja Também