Servidora da Iagro participa de encontro internacional sobre abelhas silvestres

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, dezembro 19, 2016 as 09:43 | Voltar

Pesquisadores e profissionais da Medicina Veterinária, Biologia, Ecologia e outras áreas se reuniram para debater o futuro das abelhas no VIII Encontro Colombiano Sobre Abelhas Silvestres, realizado entre os dias 28 e 30 de novembro em Bogotá. O evento multidisciplinar, oferecido na Universidade Nacional de Bogotá (UNA), atraiu mais de 200 participantes e contou com a presença do Grupo de Trabalho (GT) de Apicultura e Meliponicultura do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

img_6151

O GT foi representado no evento pela médica veterinária Noirce Lopes da Silva, que avaliou com otimismo o encontro internacional. “Sentir que as abelhas estão sendo pesquisadas em diversas áreas nos emociona e nos faz acreditar que é possível reverter a diminuição desses seres no nosso planeta”, testemunhou Noirce, referindo-se à ameaça de extinção que afeta a população de abelhas em todo o mundo, e que já tem causado danos à biodiversidade e à segurança alimentar.

 Foto: arquivo pessoal

O tema foi debatido por estudiosos da Colômbia e de outros países, como Estados Unidos, México. Entre os palestrantes estavam, inclusive, representantes do Brasil, como Gabriel de Melo, da Universidade Federal do Paraná, e Cláudia Inês da Silva, da Universidade de São Paulo. As apresentações do encontro abordaram a polinização na agricultura, o manejo e a conservação de abelhas e cursos de taxonomia.

“Ao final do evento sentimos que os laços entre os participantes e as entidades que investigam as abelhas tornaram-se mais próximos, fortalecendo os vínculos criados e favorecendo uma rede de informação que trabalha em prol dos polinizadores, principalmente das abelhas silvestres”, ressaltou Noirce Lopes da Silva.

img_6153

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.