Prossegue até quinta-feira, dia 24, a 2ª Feira de Tecnologia de Nova Andradina (TecNova) e 1ª Feira Regional da Agricultura Familiar (Feiraf) que teve inicio nesta terça-feira (22), e contou com a participação do Secretario de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Mendes Lamas, e representantes da Agraer, Embrapa, IFMS, UFMS, UEMS e Uniesp. O evento, que tem como tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Agricultura Familiar” acontece no Campus de Integração Tecnológica da Finova, localizada no Distrito Industrial José Marques.
O objetivo geral da II TecNova é promover a congregação de todos os segmentos envolvidos no agronegócio, em especial na agricultura familiar, na região leste do estado do Mato Grosso do Sul. Incluindo os demandadores de alimentos através das compras governamentais mandatórias, as empresas integrantes da cadeia produtiva do agronegócio no leste do MS, as agências de assistência técnica, tecnológica, sanitária e de gestão aos agricultores familiares. De forma a que essa interatividade possa trazer para conhecimento de todos e experimentação as mais recentes técnicas, tecnologias e inovações da área do agronegócio, com aplicação da Agricultura Familiar, exposição de equipamentos, produtos, troca de experiências e rodadas de negócios.
“Pela importância do tema em âmbito regional, as feiras estão focadas na Agricultura Familiar, seus temas, seus problemas e as soluções que podem ser encontradas para fortalece-los como produtores e empreendedores”, frisa o secretário de Planejamento e Controle e organizador do evento Renato Pires.
Segundo o gestor, integram a temática das palestras e painéis, o Financiamento da Agricultura Familiar, Compras Governamentais, Gestão do Agronegócio, Assistência Sanitária, Técnica, Tecnológica e Ambiental, além da exposição de produtos. Também compõe a programação, a implementação do Centro de Referência Tecnológica.
“Lideradas pelo prefeito Roberto Hashioka, iniciativas voltadas às compras governamentais que atendem a merenda escolar resultam na aquisição de 62% de produtos oriundos da Agricultura Familiar. Trabalho que fomentamos e buscamos intensificar, por entendermos que o setor é de destaque na nossa economia”, considera Pires.
PROGRAMAÇÃO
Dia 24 – 8 h – Palestra V – Assistência Sanitária à Produção da Agricultura Familiar: legislação ou camisa de força – (SEPAF/IAGRO) – 10h – Painel V – Organizando a Assistência Sanitária à Agricultura Familiar na Região Leste do MS – Sandro Poloni (AGRAER) – 12 h – Intervalo para Almoço – 14 h – Palestra VI – Aspectos Ambientais Relevantes na Produção da Agricultura Familiar – Engo. Rafael Alves (SEPAF) 16 h – Painel VI – Agricultura Familiar e Meio Ambiente (SEPAF) – 17 h – Encerramento
Kelly Ventorim, com informações do site NOVANEWS