Produtores rurais familiares de Mato Grosso do Sul terão seus trabalhos e produtos expostos durante a Semana Nacional de Gastronomia e Turismo, que será realizada entre os dias 29 de junho a 02 de julho, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande. O evento é uma realização do Senac, Fecomércio e Sebrae.
Os produtores são assistidos pelo Serviço de Aprendizagem Rural (Senar/MS), que é parceiro do evento. Serão oferecidos ao público desde os tradicionais produtos da agricultura como folhagens e legumes, a delícias como brigadeiros feitos com ingredientes regionais, como o baru, o pequi e a bocaiuva, além de geleia de hibisco e farinha de jatobá.
O objetivo da participação desses produtores, segundo o diretor do Senac/MS, Vitor Mello, é oferecer ao participantes os produtos produzidos na área rural do Estado, aproximando ainda mais produtores, empresários, chefs e a população em geral. “É uma oportunidade para esses produtores ampliarem seus contatos, comercializar seus produtos, e da comunidade e os empresários do setor, conhecerem o que é produzido em nosso Estado, com produtos regionais. Precisamos sempre valorizar o que é nosso, o que é produzido aqui”, afirma.
Para a coordenadora dos programas de Assistência Técnica e Extensão Rural do Senar/MS (ATER), Marina Urt, a participação dos produtores na Semana Nacional de Gastronomia será uma vitrine para o trabalho desenvolvido por eles no Estado. “É uma oportunidade excelente para eles divulgarem seus trabalhos, não apenas para Mato Grosso do Sul, mas também para pessoas do Brasil todo, por se tratar de um evento nacional”, diz.
Cozinha pantaneira – Quem for ao evento também terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cozinha de uma comitiva pantaneira, com trajes e equipamentos típicos dos peões de comitiva e, principalmente, sua culinária, como o arroz carreteiro e o feijão tropeiro.
Semana de Gastronomia – Durante os quatro dias de evento, serão oferecidos ao público palestras, rodadas de negócios, consultorias, cozinha show, além de um encontro nacional de chefs e a entrega do Prêmio Dólmã, o prêmio máximo da gastronomia brasileira. Entre as palestras, será possível conhecer um pouco mais sobre a tendência do momento, o Food Truck, a nova onda da gastronomia mundial, que vem transformando o conceito de comida de rua. Ainda será possível saber mais sobre temas como: negócio de garagem, negócio sobre rodas, orgânicos saudáveis, segurança alimentar, qualificação de serviços e pessoas, entre outros.
A entrada nos quatro dias de evento é gratuita e aberta ao público. Para participar é preciso fazer o credenciamento no sitehttp://www.ms.senac.br/sngt ou no local do evento. No site também é possível consultar a programação completa da Semana.
Fonte: Assessoria de Imprensa Sistema Famasul