Secretário do Mapa participa do 1º Simpósio de Fitossanidade em Campo Grande

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, setembro 22, 2015 as 10:48 | Voltar

Campo Grande (MS) – Secretário substituto de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o engenheiro agrônomo Luis Eduardo Pacifici Rangel participa em Campo Grande no próximo dia 23 (quarta-feira) do 1º Simpósio que discutirá a defesa fitossanitária em Mato Grosso do Sul.

Rangel que fará a palestra de abertura do Simpósio falando do Ministério e as ameaças fitossanitárias, na oportunidade também defenderá, como fez recentemente durante audiência pública da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado, a necessidade de maior integração dos entes federativos e do setor produtivo para adesão ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).

Na reunião no Senado, Rangel apresentou os objetivos do Suasa e o panorama da defesa agropecuária no país. Ele observou que o Decreto nº 5.741, de 2006, define o Mapa como instância central e superior, com a responsabilidade de organizar e definir as relações entre as autoridades do Suasa, além de estabelecer os objetivos e metas a alcançar.

De acordo com ele, o Mapa também tem tomado providências para fortalecer o sistema. “Os mecanismos de coordenação e gestão do Suasa estão sendo implantados a partir da estruturação de um ambiente institucional específico para isto, com a nova Coordenação-Geral de Articulação Interna do Mapa.”

Segundo Rangel, o Mapa agendou para setembro e outubro, por meio do Sistema do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), auditorias dos serviços de defesa agropecuária do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais.

O Simpósio

O 1º Simpósio de Fitossanidade, organizado pela Sepaf junto com suas vinculadas, a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e o Crea-MS, será realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande (MS), com apoio da UFGD, UEMS, Fundect, Fundtur, Embrapa e MAPA e o patrocínio da ABRAPA, Ampasul, Basf, Andef, Aprosoja MS, Inpev, Fundação MS, Fundação Chapadão, Reflore/MS, Coopsema e Sistema OCB/MS.

As inscrições já estão encerradas e o evento, que contará com a presença do governador Reinaldo Azambuja, tem sua abertura prevista para as 8 horas e encerramento para às 17 horas.

Kelly Ventorim, Assessoria de Comunicação da Sepaf

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.