Por KELLY VENTORIM – Assessora de Comunicação da SEPAF
Campo Grande (MS) – Considerando a boa fase por que passa a ovinocultura no Estado e a procura de produtores e gestores de municípios para colocar em andamento ou ampliar projetos, o coordenador de Pecuária da Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), Rubens Flávio Melo Correa, o coordenador da Câmara Setorial, Fernando Reis, e o Administrador da Fazenda Soberana (Dorper), Custódio Junior, estiveram naquele município para uma reunião com o Prefeito, Adão Rolim, e o Presidente da Cooperativa Agropecuária de São Gabriel do Oeste (COOASGO), Jair Antonio Borgmann.
Pólo da ovinocultura na região norte, São Gabriel do Oeste foi o primeiro a participar do programa de troca de ovinos, o que despertou ainda mais os criadores naquela região para a atividade. “Por conta do grande numero de agricultores familiares, a Prefeitura resolveu retomar as atividades da cadeia, intensificando integração de suínos, intensificando o projeto do leite. A ovinocultura pode ser inserida junto com essas cadeias com tranquilidade e nós vamos trabalhar para ajuda-los nisso”. Comentou Rubens.
Conforme o coordenador, o Prefeito se mostrou bastante interessado no modelo pioneiro adotado na capital, o PDOA (Propriedade de Descanso de ovinos para Abate), que reúne ovinos de diversos criadores para completar uma carga para o abate. E deve utilizar esse sistema como uma das ferramentas para fomentar a cadeia.
Tanto a área para realizar o descanso, quanto o técnico para realizar o trabalho junto aos produtores já existem e serão destinados para tal assim que a equipe da Prefeitura aprender mais sobre o sistema, o que acontecerá, segundo Rubens, em breve, quando participarão de um dos Encontros técnicos que a Associação de Criadores de Ovinos (Asmaco) realiza com frequência para troca de experiência entre produtores.
COOASGO
A Cooperativa Agropecuária de São Gabriel do Oeste tem mais de cento e cinquenta cooperados desenvolvendo a cadeia da suinocultura no município de São Gabriel do Oeste. A cooperativa oferece aos criadores suporte para a comercialização e a produção de suínos, atendendo a demanda de matrizes, insumos, assistência técnica e armazenamento de grãos e tem como sua principal parceira a Aurora Alimentos.