PNEFA: Governo apresenta ações realizadas para qualificar Mato Grosso do Sul como território livre de aftosa

Categoria: DEFESA SANITÁRIA, Geral, PECUÁRIA, PNEFA | Publicado: quinta-feira, novembro 23, 2023 as 17:07 | Voltar

 

O Governo do Estado participou da 6ª edição do Fórum PNEFA (Programa Nacio e Aftosa) realizada na tarde de quarta-feira (22) no auditório da Famasul e deu publicidade às ações realizadas por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) para garantir o reconhecimento internacional de Mato Grosso do Sul como território livre de aftosa.

“O que buscamos é esse reconhecimento, por parte da OMSA (Organização Mundial da Saúde Animal) de que somos um território livre de febre aftosa, e sem a necessidade do ‘sufixo sem vacinação’, indicando que aqui não há mais a circulação ou a existência da doença”, comentou o secretário Jaime Verruck, da Semadesc. “Daí a importância do trabalho das instituições responsáveis pela fiscalização continua dentro e fora da porteira e o Fórum tem esse papel de identificar todos os principais problemas que ainda temos para que a gente tenha a tranquilidade e efetivamente manter Mato Grosso do Sul sem a necessidade de vacinação”, acrescentou.

Em sua apresentação, o diretor presidente da Iagro apresentou o trabalho realizado pelo órgão, por meio de ações efetivas, como o Programa Lobo Guará. “Contamos com 5 equipes de fiscalização volante que trabalham de forma ininterrupta. De janeiro a novembro de 2023 realizamos 25.480 fiscalizações em 2023. Somente no mês de novembro, até o dia 21, foram 1.228 fiscalizações. Todo esse trabalho é auditado pela OMSA e pelo Mapa”, informou.

Também participaram do evento o secretário executivo da Semadesc, Rogério Beretta; o superintendente de agricultura em Mato Grosso do Sul, José Antônio Roldão; o presidente do Conselho de Delegados da OMSA, Hugo Idoyaga; o presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul, Guilherme Bumlai; o presidente da Associação Sul-mato-grossense de Suinocultores, Milton Bigatão; o presidente da Associação Brasileira de Pecuária Orgânica, Eduardo Cruzetta; o superintendente da Novilho Precoce/MS, Alexandre Guimarães; os presidentes de sindicatos Rurais, Antonio Silvério, de Camapuã; Marco Antonio Guimarães, de Maracaju; Fábio Macedo, de Paranaíba; Bruno Dias, de Três Lagoas; além dos vice-presidentes do Sindicato Rural de Bandeirantes, José Rodrigues Pereira e Eduardo Monreal, de Campo Grande.

 

 

A 6ª edição do Fórum do PNEFA foi transmitida ao vivo pelo canal do Sistema Famasul no Youtube.

Marcelo Armôa, Semadesc
Fotos: Mairinco de Pauda, Semadesc

 

Publicado por: Juliana da Silva Vieira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.