Parceria do Governo garante a participação de mais de mil produtores do Estado no Show Rural em Cascavel

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, fevereiro 2, 2016 as 09:26 | Voltar

Campo Grande (MS) – Um encontro realizado no mês de outubro de 2015 com representantes do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e da Cooperativa da Cascavel (Coopavel) deu início a participação de Mato Grosso do Sul  numa das maiores feiras agropecuárias do País, o Show Rural. As duas instituições são as principais responsáveis pela organização do evento e neste primeiro encontro oficializaram a parceria e colocaram em prática os projeto que resultará na participação de mais de mil produtores rurais do Estado.

Mato Grosso do Sul contará com um stand ao lado dos estados do Paraná e de Santa Catariana e terá participantes dos municípios  de Iguatemi, Juti, Rio Brilhante, Antônio João, Amambai, Batayporã, Japorã, Ivinhema, Caarapó, Laguna Carapã, Naviraí, Anaurilândia, Três Lagoas, Angélica, Mundo Novo, Dourados, Selvíria, Sete Quedas, Tacuru, Eldorado, Itaquiraí e Taquarussu.

Segundo o diretor-presidente da Agência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Agraer), Enelvo Felini, o trabalho de mobilização da Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul (Famasul),  das prefeituras e  dos sindicatos rurais deverá garantir a presença dos mais de mil produtores do Estado durante os cinco dias de evento.

Para o titular da Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), Fernando Lamas, a  dinâmica diferenciada na produção de alimentos e  a conquista de números significativos na redução do uso de agrotóxicos fazem do Paraná um estado com o qual Mato Grosso do Sul deve manter constante intercâmbio. “O evento oportunizará o estreitamento de relações entre os líderes dos dois Estados, que tem demandas muito similares. Além de proporcionar a troca de experiências entre produtores e a atualização com relação às tecnologias”, disse.

Ainda de acordo com Lamas, o Paraná está na vanguarda da Agroindústria Familiar. “Por isso devemos aproveitar essa oportunidade e conhecer melhor seus programas e experiências”, frisou.

O evento receberá na quarta-feira (3) o governador Reinaldo Azambuja, o secretário da Sepaf Fernando Lamas e o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini.

Show Rural

Realizada anualmente há 28 anos, a feira tem como principal objetivo a disseminação do conhecimento através de palestras, simpósios, apresentações e encontros que reúnem os maiores especialistas do Brasil.

Em 2015, durante os cinco dias de evento, o Show Rural reuniu mais de 30 mil pessoas, apresentou mais de cinco mil experimentos, cerca de 250 apresentações técnicas e contou  480 expositores na área da Coopavel.

Com o custo aproximado de 15 milhões de reais e considerada uma das principais ferramentas de agricultores e pecuaristas do País, a expectativa dos organizadores em 2016 é superar os números das edições anteriores.

A feira de 720 m contará além da exposição, com pesquisadores, engenheiros, médicos veterinários, cientistas que discutirão no setor da agricultura temas como adubação, biotecnologia, café, cultivares com maior potencial, diversificação, feijão, inoculantes, mandioca, milho, pesquisa e extensão rural, proteção de plantas, soja, sorgo, tratos culturais, variedades e híbridos.

Já na avicultura, pecuária e suinocultura serão colocados em pauta o bem estar animal, a eficiência produtiva nutricional, equipamentos e automação, genética animal, pastagem, sanidade animal e técnicas de manejo.

No setor de maquinários , a automação, armazenagem e secagem de grãos, colhedeiras, equipamentos, implementos, inovações do setor de irrigação, plantadeiras, semeadeiras e tratores serão apresentados, além dos caminhões, lubrificantes e utilitários voltados a atender o setor.

Apicultura, fruticultura, indústria caseira, olericultura, ovinocultura, ervas medicinais e piscicultura também terão espaço na programação assim como as instituições financeiras apresentarão seus produtos e discutirão crédito rural e seguro agrícola.

Mais informações no www.showrural.com.br

Serviço

01 a 05 de Fevereiro – Show Rural – Coopavel – Cascavel/PR

Entrada franca / 12 mil vagas de estacionamento / Restaurante para 4 mil pessoas

Texto: Kelly Ventorim / Foto: Divulgação

Publicado por: kventorim@semagro

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.