Parceria do Governo é destaque no 3° Fórum de Desenvolvimento da Suinocultura, em Dourados

  • Publicado em 17 maio 2019 • por Iza Olmos Rodrigues de Lima •

  • Trabalho conjunto com Governo do Estado, através da Semagro, garante sucesso do setor, diz presidente da Asumas   

    Dourados (MS) – Durante o 3° Fórum de Desenvolvimento da Suinocultura do Mato Grosso do Sul, realizado dentro da programação da Expoagro (Exposição Agropecuária de Dourados), pela Asumas (Associação Sul-mato-grossense de Suinocultores) nesta sexta-feira, o Superintendente da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Rogério Beretta, representando o Secretário Jaime Verruck, titular da pasta e o Governador Reinaldo Azambuja falou aos mais de quatrocentos participantes sobre a parceria com a Associação.

    Beretta parabenizou a Asumas pelo espirito associativista, por ter um núcleo de diretores exemplares e por sua importante contribuição na Câmara Setorial de Suinocultura do Estado, destacando que a participação da associação é sempre pautada na defesa do coletivo, considerando em primeiro lugar o desenvolvimento do Estado e a cadeia como um todo, trabalhando para preparar o Estado para atração de novos empreendedores.

    A imersão tecnológica proporcionada pela Asumas quando observada a programação do evento, também foi destacada pelo Superintendente, que citou outros temas pautados como: gestão, sanidade, sustentabilidade, energias renováveis e mercado nacional e internacional.

    O Superintendente comentou ainda sobre a qualidade das empresas parceiras da Asumas que ajudam a elevar o nível da suinocultura do Estado, orgulho do Governo, que sintonizado com as demandas do setor, trabalha com programas de incentivo, trata a sanidade com prioridade e tem as portas abertas através das câmaras setoriais para discussões e organização das ações.

    A participação do Governo do Estado, inclusive com stand, no Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS) – maior encontro científico, conjuntural e político do setor de proteína animal, com mais de 100 palestrantes – que acontecerá entre os dias 27 e 29 de agosto, no Anhembi Parque, em São Paulo (SP), foi comentada por Beretta. O intuito é mostrar o potencial do estado, atrais novos investimentos e exibir ao mundo a qualidade do trabalho exemplar que, unidos, Governo do Estado e setor privado realizam.

    Ao destacar a presença de membros de sua equipe da Semagro, Marivaldo Miranda e Cláudio Sá Erp, e do Diretor Presidente da Iagro, Luciano Chiochetta, Beretta destacou o trabalho que este último vem realizando ao encabeçar a implantação do Plano estratégico para enfrentar os desafios do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), que trabalha pela retirada da vacinação até 2021, mudança de status para ‘livre de febre aftosa sem vacinação’ até 2023, e consequente abertura de novos mercados. “Para isso estamos aprimorando nosso sistema de defesa e nesse sentido nós gostaríamos de poder continuar contando com a costumeira participação e contribuição dos produtores, aos quais desde já agradecemos por termos chegado até aqui”. Finalizou.

    Presidente da Asumas, Alessandro Boigues

    Satisfeito com a casa cheia, considerando a participação de mais de 400 pessoas, o presidente da Asumas, Alessandro Boigues, disse que a boa relação da Associação com Governo do Estado se dá pela qualidade dos profissionais, que classificou como extremamente capacitados. “Produzimos mais e melhor, por que nos sentimos apoiados e respaldados por esta equipe”. Completou.

    Palestras

    O evento contou com a participação do CEO da Agriness, Everton Gubert que falou sobre Gestão na Suinocultura 4.0, Lederson Trindade de Lima, da LTL Consultoria Ambiental que palestrou sobre Ambiência na Suinocultura.

    O tema ‘Gestão na Suinocultura com foco na sustentabilidade: Uso racional de recursos, biosseguridade e eficiência de produção e custos’, foi colocado em pauta pela Doutora em Ciências Veterinárias e Consultora da Integrall, Djane Dallanora.

    O consultor do Senai Empresa, Sebastião Dussel, falou sobre Energias Renováveis, Fotovoltaicas e Biogás, vantagens e desvantagens. O Senar MS falou sobre o Programa Granja Plus.

    O Fórum foi encerrado com palestra sobre o Mercado brasileiro e mundial da carne suína, com o consultor de mercados, Jurandi Machado.

    Encontro contou com mais de 400 participantes

    Kelly Ventorim com informações e fotos da Assessoria da Asumas, Agro Agência Assessoria

     

    Categorias :

    Sanidade Animal

    Veja Também