Palestras esclarecedoras e intercâmbio de experiências: Destaques do encontro AGRO COOPERAÇÃO em Dourados, MS

Categoria: Agricultura, Agrocooperação, AGROTÓXICO, Apicultura | Publicado: quinta-feira, junho 1, 2023 as 19:02 | Voltar

Aconteceu hoje, (1º), o Encontro Técnico AGROCOOPERAÇÃO: Uma consciência, inúmeros benefícios, nas instalações da Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados - MS.

O evento, promovido pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da SEMADESC e IAGRO, em parceria com instituições privadas representantes da indústria, distribuidores de produtos agrotóxicos e prestadores de serviço do setor da aviação agrícola reuniu produtores rurais, prestadores de serviço em aviação agrícola, profissionais de ciências agrárias com o objetivo de promover a produção sustentável e desenvolvimento do agronegócio no estado do MS.

O chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Harley Nonato de Oliveira, deu as boas-vindas aos participantes e enfatizou a importância da cooperação entre as instituições para alcançar objetivos comuns.

Dentre as palestras realizadas, o Eng. Agrônomo Jason Brais Benites de Oliveira, representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MS), abordou o tema "Prescrição responsável: entenda sua importância sobre saúde única" e destacou a relevância da prescrição responsável para garantir a saúde humana e dos animais, sanidade das culturas e a preservação do meio ambiente. Juntamente, com Eng. Agrônomo Hamilton Rondon Flandoli, coordenador regional de operações do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV), apresentou os resultados positivos do "Sistema Campo Limpo", enfatizando a importância da correta destinação das embalagens de agrotóxicos e produtos em desuso, pelo produtor rural e o adequado gerenciamento das embalagens vazias devolvidas.

Durante o evento, o profissional Eng. Agrônomo Agadir Jhonatan Mossmann, representante do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), compartilhou sua expertise na palestra sobre o uso de drone na pulverização agrícola. Ele abordou a importância de utilizar recursos tecnológicos com a adoção de boas práticas para pulverização com maior eficiência e precisão. Sua apresentação despertou maior interesse entre os participantes, que puderam aprender sobre as inovações e melhores práticas no uso dessa tecnologia para controle fitossanitário de pragas.

Dr. Décio Luiz Gazzoni, pesquisador da Embrapa Soja, ministrou a palestra "Integração apicultura e sojicultura: um processo de ganha-ganha" e destacou os benefícios mútuos da integração entre a apicultura e a sojicultura, ressaltando como essas atividades podem se complementar de forma sustentável e aumentar a produtividade na cultura da soja.

Dr. Crébio José Ávila, pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, compartilhou conhecimentos sobre o monitoramento de pragas e polinizadores nas áreas do Projeto Soja e Abelha, ressaltando a importância desse monitoramento para o manejo adequado das culturas e a preservação da biodiversidade.

A gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Vegetal da Iagro, Eng. Agrônoma Glaucy Ortiz, destacou a importância da ação conjunta para estimular a conformidade na produção agrícola. Ela ressaltou que o encontro técnico reforça esse propósito ao trazer informações técnicas embasadas em pesquisa para o setor produtivo. “A significativa participação dos responsáveis técnicos, importante elo das cadeias de produção, demonstram a relevância do assunto para as atividades de produção agrícola e em apicultura, e também para o aperfeiçoamento profissional com a adoção de novas tecnologias, validadas pela pesquisa, que podem auxiliar nas decisões técnicas e influenciar no aumento da produtividade e na preservação do ambiente”.

Além das palestras, o evento contou com depoimentos de criadores de abelhas e agricultores da região de Dourados, destacando a importância da comunicação entre os produtores rurais das atividades agrícolas e apícolas, os quais afirmaram que o conhecimento mútuo das atividades em áreas de produção integrada, agricultura e apicultura, é a estratégia mais eficaz para garantir a produção em ambas as atividades.