Campo Grande (MS) – O fortalecimento do serviço de vigilância sanitária e o controle de transito dos animais, seus produtos e subprodutos é uma das prerrogativas do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) que trabalha para elevar o status sanitário de todo País.
Nesse sentido, em Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado tem realizado diversas ações entre as quais podemos destacar as operações conjuntas com outros Estados.
A mais recente, uma operação de controle de trânsito de animais foi realizada conjuntamente com o Estado de São Paulo, que também vem trabalhando em busca da mudança de status sanitário.
Segundo o Diretor Presidente da Agencia, Daniel Ingold, A nova forma de fiscalização adotada pela IAGRO, em conjunto com os Estados vizinhos se iniciou com a fiscalização volante nos municípios que fazem divisa com o Estado de São Paulo: Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Inocência, Paranaíba, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.
A operação contou com a atuação de 4 equipes compostas por fiscais e policiais militares, rodando diuturnamente e realizando a abordagem de veículos que transportam as várias espécies animais, bem como produtos e subprodutos de origem animal.
Uma outra equipe, como explica Ingold, também contava com um engenheiro agrônomo que realizou a verificação do trânsito de mudas, vegetais, frutas e agrotóxicos.
O resultado final da operação, apresentado no início da semana foi a abordagem de 282 veículos, e orientação aos motoristas do cadastro de veículos e motoristas, que será obrigatório para o transporte de animais.
Alguns dos produtos apreendidos – e que seriam comercializados fora do Estado de origem, mas possuem inspeção e estão próprios para consumo – foram doados para a Creche das Irmãs da Sagrada Família, do município de Bataguassu.
Kelly Ventorim, Assessoria de Comunicação da Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro)