MAPA: Eliminação total da febre aftosa será prioridade na área de sanidade animal em 2016

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, janeiro 5, 2016 as 08:48 | Voltar

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou na segunda-feira (4) que a eliminação total da febre aftosa no território brasileiro será prioridade na área de sanidade animal em 2016.

A obtenção do status de livre de febre aftosa com vacinação para todo o país era esperada para ocorrer ainda em 2015, segundo expectativa divulgada em maio do ano passado no Plano de Defesa Agropecuária 2015/2020. Já o reconhecimento internacional pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) era esperado para até maio de 2016, conforme informou o Mapa em julho de 2015.

“Apenas o Amazonas, Amapá e Roraima ainda estão em processo de obtenção da condição de livres de aftosa com vacinação, o que elevará o status de todo o país ainda em 2016 e ao reconhecimento internacional até 2017 pela OIE”, informou o Mapa em nota.

Santa Catarina é o único estado do país com o status de livre da doença sem imunização.

O Mapa disse que irá destinar R$ 24 milhões este ano e em 2017 para o fortalecimento de 15 agências estaduais de defesa agropecuária.

“A verba federal permitirá às unidades da Federação conveniadas investir em serviços e programas voltados, por exemplo, à erradicação da febre aftosa em todo o território nacional e à intensificação do combate às moscas das frutas”, confirmou o Mapa.

Os estados que receberão os recursos anunciados pelo Mapa são Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Paraíba, Mato Grosso, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Piauí, Roraima, Rio Grande do Sul e Tocantins.

Por Anna Flávia Rochas, Carnetec

Publicado por: kventorim@semagro

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.