Importância do uso de GPS é tema de curso para servidores da Iagro

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, julho 27, 2016 as 09:46 | Voltar

Campo Grande (MS) - Com os mercados consumidores cada vez mais exigentes, competitivos e protecionistas, o avanço da tecnologia da informação tem proporcionado importante ferramenta para o desenvolvimento de estratégias em saúde animal e vegetal no Serviço de Defesa Sanitária Oficial.

O uso do GPS no georreferenciamento apoiado em ferramentas para o geoprocessamento de propriedades rurais e lavouras tem sido fundamental para a agilidade e a eficiência nas ações de emergência sanitária. A localização de uma propriedade permite não só a precisa delimitação das zonas de investigação e de vigilância, mas também o conhecimento da topografia da região, das vias de acesso e dos acidentes naturais. Informações de extrema utilidade para a contenção de focos e de eventos sanitários no estado.

IMG_2125

Servidores da Iagro participam de curso sobre GPS na SGI

Pensando nisso, um grupo de fiscais agropecuários da Iagro propôs a elaboração de um projeto para a realização do curso “A IMPORTÂNCIA E APLICAÇÃO DO GPS, GPS TRACKMAKER E GOOGLE EARTH NA DEFESA SANITÁRIA”, que permitirá aos servidores da agência uma ampliação do conhecimento do uso do GPS aplicado ao geoprocessamento zoofitossanitário permitindo melhor entendimento da ocorrência de eventos e planejamento de estratégias para tomada de decisões por parte da defesa e fiscalização.

“Cada vez mais os Sistemas de Defesa Animal e Vegetal trabalham com análise de riscos reais e potenciais, saindo das políticas de controle das enfermidades para uma política de proteção à saúde pública e ainda mercados consumidores nacionais e internacionais” explica o Fiscal Agropecuário Francisco de Bezerra de Carvalho Neto, instrutor e idealizador do curso.

IMG_2130

FEA Francisco de Bezerra de Carvalho Neto - instrutor do curso

De 20 a 22 de julho aconteceu o 1º. curso com a participação de 18 servidores da regional de Campo Grande. No total serão realizados 14 cursos, contemplando todas as unidades regionais, capacitando em torno de 250 servidores. O curso conta com o apoio da SGI/Sefaz que está cedendo o laboratório de informática para a realização das capacitações.

IMG_2133

“Esta foi uma excelente iniciativa. Realizar treinamentos para padronizações das tecnologias é de extrema importância para melhorarmos nossa capacidade de trabalho e alcançarmos os resultados esperados” relata um dos participantes.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.