Dourados (MS) – Durante apresentação do Sistema Integrado de Monitoramento da Fronteira (Sisfron) ao Ministro Aldo Rebelo na Brigada Guaicurus, sede do Exército, em Dourados, na manhã desta segunda-feira (7), o Diretor Presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Luciano Chiochetta, teve a oportunidade de falar sobre o novo modelo de gestão para os serviços de sanidade, nos quais a agência vem trabalhando.
Neste novo modelo, Luciano explicou que, além da vigilância e monitoramento, a Iagro deve trabalhar transversalmente na integração com os sistemas de outras agências e entidades, enquadrando-se ao formato de trabalho do Sisfron.
Exemplo dessa integração é a parceria que está sendo firmada entre a Iagro e o Senai, através de termo de cooperação técnica, que trabalhará ações conjuntas para controle de qualidade dos alimentos, cursos de capacitação técnica, e desenvolvimento de modelos de agroindústria, atividades que segundo Luciano, vem para auxiliar na diminuição do comercio irregular. “Se oferecermos alternativas, com certeza veremos reduzir o comercio ilegal de produtos na fronteira”,comentou Luciano.
O diretor executivo da Iagro, Roberto Bueno, lembrou que o sistema de integração, fomentado pela equipe do Sisfron deve render outras importantes parcerias e resultados cada vez mais positivos no combate as ações ilícitas na fronteira. “A integração das instituições traz eficiência, agilidade e redução nos custos operacionais. Com certeza é a ferramenta certa para podermos continuar melhorando a qualidade dos serviços que prestamos em tempos tão difíceis”, finalizou.
Kelly Ventorim – Sepaf