Na segunda etapa de entregas que visam renovar a frota de veículos da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), o Governo do Estado entregou nesta sexta-feira (01), 40 caminhonetes modelo L200 4×4 que vão atender 25 municípios de Mato Grosso do Sul.
O investimento soma R$ 9,431 milhões em recursos do Governo do Estado e os veículos vão integrar as ações de defesa sanitária animal e vegetal no Estado, atendendo as diretrizes do QUALISV, programa que mede a qualidade do serviço veterinário oficial, com o objetivo da elevação do status sanitário de MS.
Diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold explica que as caminhonetes integram um planejamento estratégico de renovação da frota e vão atuar na vigilância sanitária.
“São veículos com condições de acesso em qualquer lugar do Estado e essa ação faz parte do planejamento do Pnefa, seguindo as normas e regras estabelecidas para retirada da vacina contra aftosa e elevação do status sanitário de MS”, afirma.
Seguindo a metodologia da primeira fase, quando foram entregues 40 caminhonetes em 2021, os veículos serão distribuídos através da meritocracia, por produtividade e zelo pelo patrimônio público.
Mato Grosso do Sul terá status de área livre de febre aftosa sem vacinação a partir de 2023, ao concluir em novembro deste ano a última etapa para obter o título pelo Ministério da Agricultura.
Recebem os veículos os seguintes municípios: Amambai, Angélica, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bataiporã, Campo Grande, Chapadão do Sul, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Guia Lopes da Laguna, Itaquiraí, Jaraguari, Jardim, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Mundo Novo, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Rio Verde de Mato Grosso, Tacuru, Terenos e Três Lagoas.
Mais entregas
Na oportunidade também foram entregues seis veículos adquiridos via do convênio MAPA/IAGRO no valor de R$ 1,469 milhão de fonte federal. Os veículos serão encaminhados para o Projeto Lobo Guará, instituído pelo Governo do Estado visando reforçar a segurança sanitária animal e vegetal em 13 municípios da região de fronteira de Mato Grosso do Sul.
Priscilla Peres, comunicação Semagro