Durante a ação, foram visitadas 45 propriedades e vistoriados 3 abrigos, sendo que foram capturados e controlados 52 morcegos, que também receberam tratamento com Warfarina pomada.
É importante lembrar, que toda propriedade rural localizada em regiões de risco (propício para moradia dos morcegos, como morraria, margens de grandes rios), ou com presença de animais com sugadura por morcegos, deve realizar a vacinação preventiva dos animais de sua propriedade como forma de evitar grandes prejuízos.
Outra medida importante no controle e prevenção da raiva, é o controle da população dos morcegos hematófagos. Para isso é imprescindível a participação do produtor ao comunicar os possíveis abrigos sob seu conhecimento à unidade local da Iagro mais próxima da sua propriedade.
A raiva é uma enfermidade que acomete o Sistema Nervoso Central dos mamíferos levando à morte em quase 100% dos casos. A doença está presente em mais de 150 países e, segundo a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), morrem aproximadamente 59.000 pessoas por ano no mundo por conta desta zoonose. Desse montante, em torno de 95% dos casos foram adquiridos através de agressões por cães, sendo que as crianças são as mais afetadas nos países em desenvolvimento.
A Iagro trabalha intensivamente nas ações de controle da raiva animal, tanto na contenção de focos quanto nas medidas preventivas nas regiões de risco para a doença e orienta: em casos de sugadura ou contato com animais com sintomatologia compatível com raiva, a pessoa deve procurar imediatamente o Posto de Saúde mais próximo.