Iagro e prefeitura discutem ações de combate à influenza aviária em Ponta Porã

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, maio 31, 2023 as 16:53 | Voltar

Ponta Porã - Ontem (30) realizamos uma importante reunião com representantes da Prefeitura de Ponta Porã para discutir o atual estado de alerta em relação à influenza aviária. O encontro teve como objetivo solicitar o apoio da prefeitura, da Secretaria de Saúde, do Desenvolvimento e da Vigilância Sanitária para trabalhar em conjunto na divulgação de informações e medidas de prevenção à população.

A reunião contou com a presença do diretor-adjunto da Iagro, Cristiano Moreira de Oliveira; do gerente de Controle e Operações, Marco Aurélio Guimarães; da Inspetora Regional e FEA, Kelcilene Azambuja Martinez; da Inspetora Local da Iagro e FEA, Angyelaine Fernandes Flores; do Fiscal Estadual Agropecuário Jorge Granja de Oliveira Júnior.

O prefeito Eduardo Campos esteve presente na reunião, juntamente com sua equipe técnica, representada pela secretária de Desenvolvimento Regional, Indústria, Comércio e Turismo, Raquel Caroline Lageano; pela coordenadora da Unidade de Vigilância de Zoonoses e Endemias, Sonaira Albuquerque; pela coordenadora da Vigilância Sanitária, Eveline Coelho; e pelo Secretário Municipal de Saúde, Patrick Derzi.

Durante a reunião, foram apresentadas as preocupações em relação à influenza aviária e a importância de uma ação conjunta para controlar a disseminação da doença. A Iagro propôs a realização de treinamentos com os profissionais da própria agência, bem como convidar profissionais da área da saúde da prefeitura para participarem. O objetivo é capacitar os envolvidos no combate à influenza aviária e garantir que as informações sejam amplamente divulgadas.

Além disso, ficou acordado que uma palestra será realizada com os agentes de saúde, visando fornecer informações sobre as medidas preventivas e a notificação adequada de casos suspeitos. A intenção é que esses profissionais sejam multiplicadores das informações e possam orientar a população sobre os procedimentos corretos a serem adotados.

A Iagro reforça seu compromisso em garantir a sanidade animal e vegetal, assim como a segurança da população. A colaboração entre a agência e a Prefeitura de Ponta Porã fortalece os esforços para enfrentar essa situação e proteger a saúde de todos.