Hereford e Braford oficializam adesão aos protocolos de rastreabilidade para rotulagem de raças bovinas nas carnes brasileiras

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, novembro 10, 2015 as 10:14 | Voltar

Brasília (09/11/2015) – A Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) oficializaram o acordo de cooperação que viabiliza os Protocolos de Adesão Voluntária Carne Certificada Hereford e Carne Braford Certificada, pertencentes ao Programa Carne Pampa da ABHB, no Sistema de Gestão dos Protocolos da CNA e na Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA – MAPA). O evento ocorreu nesta segunda-feira (09/11), às 14h, na sede da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (FARSUL), em Porto Alegre (RS). Estavam presentes na cerimônia o presidente da FARSUL, Carlos Sperotto, representando o presidente da CNA, João Martins, o presidente da ABHB, Luciano S. Terra, além de representantes de diversas entidades ligadas ao setor e produtores das raças.

Para o presidente da Farsul, Carlos Sperotto, a assinatura deste acordo de cooperação “é um grande passo na busca de mais qualidade e melhoria do rebanho, além da promoção da pecuária brasileira. É mais uma conquista do setor”, comentou.

Segundo Luciano S. Terra,  a Certificação Hereford e Braford integra o sistema de certificação oficial do Brasil, o que possibilita o mesmo status das certificações internacionais, com equivalência a realizada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). “É um grande salto de qualidade da carne produzida pela ABHB. Temos que agradecer a ANGUS que deu start nesse caminho e trilhar o mesmo caminho de sucesso. Nossa prioridade é operacionalizar o acordo, colocando a carne na embalagem e levar ao consumidor final”, comemorou o presidente.

O evento contou com a abertura do coordenador dos Protocolos de Rastreabilidade da CNA, Juliano Hoffmann, que esclareceu dúvidas sobre a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA) e seus diferentes módulos.


Juliano L. Hoffmann, Coordenador dos Protocolos de Rastreabilidade da CNA

Desde o dia 16 de outubro último, as novas regras de rotulagem para a menção de raças bovinas nas carnes brasileiras estão em vigor com o objetivo de garantir mais segurança e transparência ao consumidor e permitir a ampliação e conquista de mercados internacionais.

Sistema Gestor dos Protocolos de Rastreabilidade de adesão voluntária da CNA

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) é a instituição oficial brasileira responsável por fiscalizar a identificação e certificação dos rebanhos nacionais de bovinos e bubalinos das propriedades participantes dos protocolos dos sistemas de rastreabilidade de adesão voluntária, que estabelecem um conjunto de regras e procedimentos cujas garantias são utilizadas como base para a certificação oficial brasileira de produtos cárneos.

Cabe, por lei, à CNA, a gestão dos protocolos de adesão voluntária, que visem embasar a certificação oficial brasileira, sendo necessário que a empresa interessada em fazer menção à raça bovina nos rótulos de seus produtos comerciais tenha protocolo aprovado entre a CNA e a respectiva associação representativa da raça no Brasil. Os protocolos firmados indicam as garantias que serão repassadas ao Serviço de Inspeção, que autorizará os selos das raças Hereford e Braford na rotulagem das carnes em plantas frigoríficas que cumpram os requisitos constantes nos protocolos.

Saiba mais sobre o Sistema Gestor dos Protocolos de Rastreabilidade de adesão voluntária da CNA:
http://www.canaldoprodutor.com.br/comunicacao/sites-especiais/protocolos-de-rastreabilidade

Assessoria de Comunicação CNA, com informações da ABHB
Fotos: Gerson Raugust/Divulgação Sistema FARSUL

Publicado por: kventorim@semagro

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.