O objetivo do encontro foi alinhar ações e atualizar informações da área de defesa vegetal
Durante o VI Congresso ANDAV – Fórum & Exposição, que aconteceu de 15 a 17 de agosto, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, foi realizado o encontro dos fiscais agropecuários estaduais. Além da reunião de alinhamento de ações e atualizações com o coordenador geral de agrotóxicos e afins do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Júlio Sérgio de Britto, foi aplicado um curso específico e desenvolvido pela Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (ANDAV) especialmente para os fiscais, com o tema “Análise de Risco no Ambiente de Armazenamento de Agrotóxicos”.
O treinamento foi conduzido pela engenheira química Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho , Ciências Toxicológicas e Saneamento do Meio e Membro do Comitê Brasileiro de Química da Associação Brasileira de Normas Técnicas Iride Maria Alago e pela Farmacêutica e Bioquímica e mestre em Toxicologia e Análises Toxicológicas e Gerente da área de Segurança e Saúde Ocupacional na empresa Intertox , que abordou as atualizações da toxicologia, bases toxicológicas, mecanismo de ação e suas influências no homem, DL 50 (dose letal mediana) e compatibilidades químicas.
Estiveram presentes 29 representantes dos órgãos de defesa (Coordenadoria de Defesa Agropecuária-SP; SEAGRI-DF, IMA-MG, IAGRO-MS, ADAGRO-PE, ADAB-BA, ADAPEC-TO, Agrodefesa-GO, INDEA-MT, ADAPAR-PR, SEAB-PR, IAP-PR, Seapi-RS, dentre eles Marina Hojaij Carvalho, vice-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO), Guilherme Nolasco, presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA) e Arthur de Toledo presidente da Agencia Goiania de Defesa Agropecuária (Agrodefesa).
“A vinda dos órgãos de defesa agropecuária para o Congresso traz um benefício mútuo, tanto para os órgãos quanto para os Associados, pois conseguimos esclarecer processos administrativos de fiscalização e, desta forma, alinhamos a nossa conduta. Todos da cadeia do agronegócio se beneficiam com essa integração”, afirma Erika Hlawensky, médica veterinária da Associação.
Sobre a ANDAV
A ANDAV – Associação Nacional de Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários conta atualmente com mais de 1400 associados e foi criada em 18 de outubro de 1990 com a finalidade de potencializar a força dos distribuidores perante o mercado do agronegócio, com a profissionalização, estruturação e coesão do setor. Para tanto, a Associação intervém com a transmissão de informações técnicas de qualidade, respaldo jurídico, técnico, treinamento, produtos, suporte e outras ferramentas essenciais ao distribuidor moderno. Assim, a ANDAV fortalece a representatividade do setor no mercado brasileiro atual.
Mais informações acesse o site