A coletas de amostras para os Projetos PAC/POA (Programa de Avaliação de Conformidade de Parâmetros Físico-Químicos e Microbiológicos de Produtos de Origem Animal comestíveis) e PNCRC/Animal (Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes), dos produtos fabricados em estabelecimentos SISBI/POA registrados no SIE/MS, iniciaram-se em maio e terminarão em novembro deste ano, onde serão avaliados quanto à qualidade dos alimentos (de acordo com o RTIQ) e pesquisa de antiparasitários.
A equipe da DIPOA e os FEA’s responsáveis pelas plantas frigoríficas sorteadas, estão realizando as coletas das amostras, seu preparo e realizando o envio das mesmas aos LFDA’s indicados pela equipe coordenadora dos projetos no MAPA/Brasília.
Participam deste projeto, Serviços de Inspeção estaduais e municipais de todo país, aderidos ao SISBI/POA, escolhidos pelo MAPA/DSN/Brasília.
Com os resultados destas análises, serão avaliadas as cadeias produtivas de alimentos, com o objetivo de monitorar a efetividade dos controles implementados pelos sistemas de produção e a respectiva qualidade e segurança dos produtos de origem animal disponibilizados ao comércio e consumo. Além de gerar dados, com base científica, que permitirão ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), desenvolver e implementar políticas públicas, tomar decisões e aperfeiçoar o processo de regulamentação com maior transparência e segurança para a sociedade.