O site fornece vídeos explicativos e um teste para descobrir os fatores de risco para infecção na granja
Bactéria comum aos homens e animais, a salmonela é amplamente distribuída na natureza e é capaz de sobreviver por longos períodos na presença de matéria orgânica e umidade. Por isso, medidas de controle da salmonela devem ser adotadas em atividades intensivas como a suinocultura – mas isto é um grande desafio.
Para trazer informações detalhadas sobre a bactéria, a Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SP) lançou uma nova página especial em seu portal na internet. Nela o visitante pode assistir ao vídeo “Limpeza, desinfecção e vazio sanitário em granjas de suínos”, que mostra oito dicas fundamentais para a atividade; além do videocast especial sobre o assunto, em que a pesquisadora Jalusa Deon Kich aborda a infecção pela bactéria na suinocultura brasileira em 40 minutos.
Também está disponível o teste do Salmonelômetro, um aplicativo desenvolvido pela Embrapa que aponta os fatores de risco para infecção por salmonela por suínos na granja, e o folder “Proteja seu rebanho contra a salmonela” pode ser baixado.
Em breve será possível baixar a versão em formato PDF do livro “Salmonela na suinocultura brasileira: do problema ao controle”, que aborda as estratégias de controle nas diferentes etapas da cadeia de produção de suínos (granjas, fábricas de ração e matadouros-frigoríficos) e trata de temas como o sistema de gestão da segurança de alimentos e a análise de risco microbiológica.
Fonte: Embrapa, adaptado pela equipe feed&food.