Proape Avicultura é parte do trabalho preventivo que busca não permitir a chegada da influenza aviária em MS, segundo Secretário Jaime Verruck
Campo Grande (MS) – A necessidade da capacitação e da discussão da sanidade avícola em Mato Grosso do Sul foram destacadas pelo Secretario de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar Jaime Verruck como a base para a iniciativa do Estado em realizar o Primeiro Workshop de Sanidade Avícola, visando especialmente capacitar os profissionais para atendimento do alerta sanitário feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) quanto ao risco de influenza aviária.
Para Jaime, o trabalho preventivo é fundamental e o foco da discussão deve ser feito no sentido de trabalhar para não permitir que a doença chegue. “Ficamos um passo a frente quando sentamos para discutir as estratégias”. Destacou.
“A excelência do nosso serviço de sanidade é o que garante nossa permanência no mercado internacional e também a abertura de novos mercados”. Com essa afirmação o Secretário dimensionou a importância e relevância dada pelo Governador Reinaldo Azambuja quando colocou o serviço como sendo uma das prioridades, ao repassar a missão de cuidar da produção do Estado a sua pasta, sem deixar de destacar ainda a primordial preocupação com a saúde publica.
Ao comentar a audaciosa participação do Estado no Simpósio Internacional de Aves e Suínos, que chamou atenção de investidores com o mote “Mato Grosso do Sul o próximo destino do seu investimento em avicultura e suinocultura” o Secretário Jaime destacou a importância dada à sanidade em todas as reuniões onde ele o Governador Reinaldo participaram apresentando o Estado. “Sanidade é o item do qual não se tem como abrir mão de nada. É prioridade.” Completou.
Jaime destacou a possibilidade de expansão do mercado internacional para Mato Grosso do Sul sob a ótica das indústrias, citando algumas das quais visitou recentemente, e onde pode observar a preocupação com as questões da sanidade.
Visando auxiliar as granjas (que exportam 41% de sua produção) no atendimento as medidas preventivas impostas pelo Ministério da Agricultura, o Governo do Estado gerou uma demanda na Semagro que resultou num trabalho mais intenso voltado as linhas de financiamento do FCO e na elaboração do Programa de Avanços da Pecuária de MS, o PROAPE voltado a Avicultura, e que se encontra em fase de finalização pela equipe. “Mesmo já tendo 54% dos aviários registrados na IAGRO e outros 20% em processo de registro o Governo do Estado não deixou de se posicionar e oferecer condições para a realização dos ajustes voltados a biossegurança dos aviários com a criação de um programa específico para o setor, garantindo que nenhum deles seja impedido de alojar ao fim do prazo estabelecido pelo Ministério”. Esclareceu.
Ao finalizar sua participação na abertura oficial do evento que acontece durante toda essa semana no auditório do CREA/MS, em Campo Grande, o Secretário destacou a qualidade dos palestrantes e o interesse dos profissionais de rapidamente ocuparam as mais de cem vagas oferecidas para participação nas discussões do 1º Workshop de Sanidade Avícola.
Dentro da programação, que tem duração de cinco dias, a sexta feira (20 de outubro) foi reservada para um encontro – também inédito – de Coordenadores Estaduais do Plano Nacional de Sanidade Avícola, do qual dezenas de Estados já confirmaram participação.
Participaram da abertura oficial, o Diretor Presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Luciano Chiochetta, o Diretor Executivo da Agência, Roberto Bueno, o Superintendente de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar, Rogério Thomitão Beretta, o Presidente da Aviglória e Coordenador da Câmara Setorial da Avicutura, Adroaldo Hofmann, da Superintendência Federal de Agricultura (SFA/MS), Elvio Cazola, o Presidente do Sicadems (Sindicato das Indústrias de Frios, Carnes e Derivados de Mato Grosso do Sul) Ivo Cescon Scarcelli, além do Presidente do CRMV/MS, João Vieira de Almeida Neto.
Kelly Ventorim (ascom@semagro.ms.gov.br)