A preocupação com a proteção da saúde das pessoas por meio da sanidade dos animais levou a Iagro/Semadesc e a prefeitura de Bataguassu a implementarem ações preventivas no município. Entre os dias 18 e 20 de junho, foi realizada uma capacitação voltada para agentes de saúde, com o objetivo de formar multiplicadores de informações sobre a importância da defesa sanitária animal.
O evento ocorreu no anfiteatro da Prefeitura e contou com a participação de duas turmas, cada uma com 30 pessoas. Durante os três dias de treinamento, foram abordados temas essenciais para a sanidade animal, incluindo febre aftosa, influenza aviária, cisticercose e teníase, raiva, tuberculose bovina e brucelose.
Na abertura do evento, o prefeito Akira Otsubo agradeceu aos servidores municipais e destacou a importância da prevenção na saúde pública e na agricultura. “A prevenção é o caminho no mundo. A Prefeitura estará sempre à disposição, pois a prevenção não é só dever do Estado, mas de todos nós”, afirmou o prefeito, ressaltando o compromisso do município em evitar problemas de zoonoses e apoiar a agropecuária local.
A secretária municipal de Saúde, Ariele Jerônimo, também esteve presente e agradeceu o empenho das médicas veterinárias Renata Delgado Teixeira, de Selvíria, e Gisleine Peres Cardoso, de Três Lagoas, ambas fiscais estaduais de agropecuária. O Fiscal Estadual Nelson Neto e Carlos Matheus Sobrinho, da Unidade Regional de Três Lagoas, também estiveram presentes e contribuíram para a organização do treinamento.
O diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold destacou: “Ao capacitar os agentes de saúde, estamos fortalecendo nossa capacidade de resposta a surtos e prevenindo a disseminação de doenças que podem afetar tanto os animais quanto os seres humanos. A colaboração entre a Iagro e a Prefeitura de Bataguassu demonstra nosso compromisso conjunto em promover a saúde pública e a segurança dos alimentos. Estamos determinados a continuar investindo em ações preventivas e educativas para assegurar um futuro mais saudável para todos.”
Essa capacitação reflete o esforço contínuo da Iagro em planejar e executar atividades de profilaxia, controle e erradicação de enfermidades de impacto econômico, sanitário e de saúde pública, por meio da Educação Sanitária. O objetivo é criar meios para impedir a introdução de agentes patogênicos relevantes para a saúde animal e pública, reforçando o compromisso com a segurança dos alimentos e a saúde da população.