Campo Grande (MS) – O Diretor Presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), José Maria de Abreu Junior e o Gerente de Defesa Sanitária Animal, Fabiano Fiuza Rangel, estiveram nesta terça e quarta-feira, realizando uma visita técnica a Unidade da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) de Mato Grosso do Sul.
Recebidos pelo Diretor Presidente, Luciano Chiochetta, Diretor Executivo Roberto Bueno, o gerente de Defesa Sanitária Animal, Rubens de Castro Rondon, a coordenadora do PNSE na Iagro, Kelly Noda Gonçalves e a Chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal Marcia Rabelo, eles conheceram a Resenha Virtual e outros programas e atividades desenvolvidas no Estado, além de discutir a possibilidade de assinar um termo de cooperação técnica.
Segundo Chiochetta, o Programa ‘Resenha Virtual de Equídeos’, sistema pioneiro de Mato Grosso do Sul que possibilitará a identificação individual dos equídeos do Estado, a produção da resenha virtual e a emissão de guias de trânsito pela internet, vem chamando a atenção de agencias em todo o País e as visitas e busca por informações são constantes.
Através de uma apresentação realizada pela coordenadora do Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE) da Iagro, a médica veterinária Kelly Noda Gonçalves, o diretor e o Gerente da IDAP, puderam conhecer com detalhes o programa desenvolvido para atender uma antiga demanda do setor e uma necessidade da agência de otimizar os processos e dar cada vez mais excelência ao trabalho oferecido.
Kelly destacou ainda algumas inovações que vieram com a utilização do aplicativo, como a realização de resenhas padronizadas e informatizadas, a notificação imediata e melhor identificação dos focos e a rastreabilidade dos exames que auxiliará a evitar fraudes e falsificações.
Para José Maria a receptividade da equipe da Iago, e a oportunidade de conhecer além da Resenha Virtual outros programas desenvolvidos no Estado e o sistema de trabalho da agência vão contribuir para o trabalho realizado no Espirito Santo. “Trabalharemos agora com a possibilidade da realização de um termo de cooperação para que estreitemos ainda mais a relação com Mato Grosso do Sul e possamos aproveitar alguns dos bons exemplos que vimos aqui nesta visita”, completou.
Para Roberto Bueno, que já viajou para diversos Estados apresentando o trabalho da Iagro, principalmente na prevenção da febre aftosa, a troca de experiências com outras agencias e institutos de defesa sanitária é fundamental para chegar a excelência do serviço oferecido a população.
José Maria e Fabiano retornam ao Espirito Santo nesta tarde, levando impressões positivas sobre as atividades da Iago e deixando elogios a equipe da agência, e ao Governo do Estado.
Kelly Ventorim