Dia 26 de julho, é comemorado em Mato Grosso do Sul o Dia Estadual do Profissional de Defesa Sanitária Agropecuária. Um profissional de extrema importância para a economia do Estado e também para a saúde da população, já que são esses trabalhadores que garantem a sanidade dos alimentos que chegam à mesa do brasileiro.
A carreira de Fiscalização e Defesa Sanitária da Iagro engloba cinco cargos: Gestores Estaduais Agropecuários, Agentes Fiscais Agropecuários, Agentes de Serviços Agropecuários, Auxiliares de Serviços Agropecuários e Fiscais Estaduais Agropecuários.
Neste ano de 2016, esses profissionais foram fundamentais para vitórias importantes no setor agropecuário, como: o reconhecimento pela OIE com o status de livre de peste suína clássica e a liberação da exportação de carne in natura dos municípios da fronteira para a União Europeia, isso porque o Estado está há 10 anos livre da febre aftosa com vacinação. Outra importante conquista foi a adesão de Mato Grosso do Sul ao SISBI-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), o que vai abrir as portas do mercado nacional para agroindústrias locais. Em 2015, Mato Grosso do Sul exportou 10,6 milhões de toneladas em produtos do agronegócio.
Há 15 anos o Governo decretava a instituição da carreira de fiscalização e defesa agropecuária da da Iagro, mas somente este ano foi criada a lei alusiva à data.
“A riqueza do agronegócio do Estado é garantida pela defesa sanitária. Valorize quem fiscaliza!”.