A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul) promoveu essa semana o Curso sobre Doenças do Sistema Nervoso, com o objetivo de aprimorar e atualizar o corpo técnico no que diz respeito às principais enfermidades que ocorrem na pecuária do estado.
O curso foi realizado na Câmara Municipal de Bonito, MS, de 14 a 19 de maio de 2023. Durante essa semana, profissionais da Iagro aprofundaram seus conhecimentos sobre doenças específicas e estratégias de controle de raiva dos herbívoros.
A programação incluiu uma variedade de tópicos relevantes para o entendimento e a abordagem das doenças do sistema nervoso em animais. Destacaram-se as seguintes palestras:
-Raiva dos Herbívoros – história, etiologia e patogenia, noções gerais sobre morcegos com ênfase em morcegos hematófagos, ministrada por Fabio Shiroma de Araújo, Médico Veterinário, Coordenador do PNCRH e PNEEB da Iagro.
– Métodos de Captura, com a participação de Giuliano Rodrigo Caseiro Oliveira, Inspetor Regional de Costa Rica e Médico Veterinário e Fiscal Estadual Agropecuário da Iagro.
– Profilaxia Antirrábica Humana com Camile Sanches Silva, médica veterinária, mestre em Zootecnia e doutora em Ciências Veterinárias.
– Rotina de Atendimento na Unidade Local, conduzida por Alexandro Gomes Santana, médico veterinário e inspetor local da Iagro em Costa Rica.
– Uso de Apps nas ações do PNCRH, conduzida por Robson Campos dos Anjos, coordenador de Inteligência da IAGRO.
– “Encefalopatias Transmissíveis com ênfase em EEB e scrapie”, ministrada pela renomada palestrante Carolina de Castro Guizelini – UFMS. Carolina, que é Médica Veterinária, Mestre em Ciências Veterinárias e Doutoranda em Ciências Veterinárias, abordou os aspectos importantes dessas doenças no contexto pecuário.
– “Doenças do Sistema Nervoso no MS” com o Médico Veterinário Ricardo Antônio do Amaral Lemos da UFMS. Mestre em Patologia Veterinária e Doutor em Medicina Veterinária Preventiva.
Além das palestras teóricas, o curso também ofereceu aulas práticas em propriedade rural, focadas nos métodos de captura de animais, necrópsia e coleta de amostras.
A programação abrangente e diversificada permitiu ao corpo técnico da Iagro o aprimoramento de conhecimentos e habilidades relacionados às doenças do sistema nervoso que afetam a pecuária no Mato Grosso do Sul.
Essa iniciativa da Iagro foi realizada em parceria com instituições e entidades comprometidas com a saúde animal e o desenvolvimento da pecuária. Agradecemos imensamente à UFMS, Secretaria Estadual de Saúde, Sindicato Rural de Bonito, Fazenda São Geraldo e Frigorífico Franca, que foram fundamentais para o sucesso deste treinamento. Com o apoio de todos esses parceiros, pudemos fortalecer a capacitação contínua e impulsionar o avanço do conhecimento científico na área da saúde animal. Essa colaboração conjunta contribui para a prevenção, o diagnóstico precoce e o controle eficiente das doenças do sistema nervoso que afetam o rebanho, promovendo um futuro mais saudável para a pecuária no Mato Grosso do Sul.