Covid-19: Equipes da Iagro fazem controle sanitário na Ceasa, nas barreiras sanitárias das divisas e no Aeroporto da capital

  • Publicado em 02 abr 2020 • por Iza Olmos Rodrigues de Lima •

  • Campo Grande (MS) – Os Fiscais da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) estão atuando no controle sanitário na Ceasa/MS (Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul), nas barreiras sanitárias que já estão funcionando em Bataguasu, Três Lagoas e Mundo Novo e ainda no controle sanitário no Aeroporto Internacional de Campo Grande (onde o trabalho é realizado pelo Governo do Estado, em conjunto com a vigilância sanitária municipal e a Infraero).

    A equipe também está atuando no Posto de controle sanitário da Iagro que já está funcionando em Guia Lopes da Laguna e que vai integrar o sistema de controlo sanitário CCS, funcionando como sentinela, para monitorar  a circulação interna do coronavírus. A informação é do Diretor Presidente da Agencia, Daniel Ingold, que compõe a Comissão de Controle Sanitário do Estado (CCS-MS). Segundo ele os fiscais utilizam Equipamentos de Segurança Individual (EPIs) e seguem os protocolos de segurança.

    Ao todo serão implantadas barreiras sanitárias nas 13 saídas do Estado, nas vias que ligam Mato Grosso do Sul aos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso e Paraná.

    Na Ceasa, no período das 24h às 4h da manhã, os fiscais fazem a abordagem dos motoristas e a desinfecção externa dos caminhões vindos do interior de Mato Grosso do Sul e de outros Estados, principalmente de SP, MG e PR.

    Daniel observou que as medidas são para manter o controle sanitário buscando evitar a proliferação do Coronavírus e proteger ao máximo a saúde das pessoas que entram e saem do Estado pelas estradas e o aeroporto e que frequentam e trabalham no Ceasa. “Nossa equipe está comprometida com essa missão que é de todos nós!” Completou.

    O secretário Jaime Verruck, da Semagro, comentou que as medidas implementadas na Ceasa são articuladas pelo Comitê de Gestão e Monitoramento das Ações de mitigação dos efeitos do coronavírus, coordenado pela Semagro. “Tomamos as medidas necessárias de segurança alimentar na Central, a fim de garantir que a população tenha alimento de qualidade em sua mesa e que não tenhamos problemas com abastecimento” explicou.

    Veja todos os pontos

    I – Posto Fiscal Ilha Grande, no Município de Mundo Novo;

    II – Posto Fiscal XV de Novembro, no Município de Bataguassu;

    III – Posto Fiscal Jupiá, no Município de Três Lagoas;

    IV – Posto Fiscal Itamarati, no Município de Aparecida do Taboado;

    V – Posto Fiscal João André, no Município de Brasilândia;

    VI – Posto Fiscal Ofaié, no Município de Anaurilândia;

    VII – Posto Fiscal Foz do Amambai – Porto Camargo, no Município de Naviraí;

    VIII – Posto fiscal Selvíria, no Município de Selvíria;

    IX – Posto Fiscal Alencastro, no Município de Paranaíba;

    X – Base de Fiscalização Móvel Aporé, no Município de Cassilândia;

    XI – Base de Fiscalização Móvel Campo Bom, no Município de Chapadão do Sul;

    XII – Posto Fiscal de Sonora, no Município de Sonora;

    XIII – Base de Fiscalização Móvel, no Município de Costa Rica.

    Categorias :

    Ação Estratégica

    Veja Também