Cooperação entre Iagro e Senacsa ratifica a vigilância para febre aftosa

Categoria: AÇÃO ESTRATÉGICA, COMPROMISSO, DEFESA SANITÁRIA, PNEFA | Publicado: segunda-feira, fevereiro 8, 2021 as 14:16 | Voltar

 

Na faixa de fronteira entre o Brasil (Ponta Porã – MS) e, o nosso país vizinho, Paraguai (Pedro Juan Caballero) estabeleceu-se uma parceria entre as instituições de defesa agropecuária.

Dessa parceria, o acompanhamento da vacinação contra febre aftosa se destaca como momentos ímpares de troca de experiência e saberes entre as instituições.

Mediante o convite do Sr. Dainel Gonzalez JAra, Chefe do Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal (Senacsa) em Pedro Juan Caballero, a equipe formada pelos Fiscais Estaduais Agropecuários (Médicos Veterinários) Angyelaine F. Flores, Felícia R.A. da Cunha Carvalho e Valci J. Brusamarello, lotados na Unidade Local de Ponta Porã, sob gerenciamento da Regional de mesmo nome, acompanharam a vacinação no território paraguaio, no dia 04 de fevereiro (quinta-feira) em uma propriedade no Distrito de Pedro Juan Caballero, pertencente ao Departamento de Amambay. A propriedade acompanhada tem o registro de 320 animais e o acompanhamento da vacinação se deu em 88 animais.

A vacinação contra febre aftosa no país vizinho ocorre em duas etapas, a 1ª nos meses de janeiro e fevereiro, onde abrange a vacinação de todo o rebanho e a 2ª que ocorre em abril e maio, atingindo os animais de até 2 anos.

Ressalta-se a dinâmica da vacinação que ocorre no Paraguai. Ela acontece em sinergia entre a Fundação Serviços de Saúde Animal (FUNDASSA), que disponibiliza vacinador ou certificador capacitado pela própria Fundação, e representantes da Senacsa. Outro aspecto evidenciado pela FEA Angyelaine F. Flores foi que “ a equipe deles possui um Checklist para supervisionar a aplicação, a boas práticas de vacinação, a conservação da vacina, a dosagem e a calibragem da seringa”.

Essa troca de experiências e saberes também ocorre quando Mato Grosso do Sul se encontra nos períodos de campanha de vacinação conforme o calendário, onde recepcionamos os nossos colegas vizinhos da defesa agropecuária e ratificamos o objetivo em comum: manter nossos rebanhos livre da febre aftosa.

 

 

  

Publicado por: Iza Olmos Rodrigues de Lima

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.