A formação dos pilotos, tecnologia, rotinas e as obrigações dos operadores para a segurança das abelhas estarão em pauta no canal da campanha YouTube
A piloto agrícola, Joelize Friedrichs, e o diretor operacional do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), Cláudio Júnior Oliveira, são os convidados da quarta live da etapa 2022 da Campanha Agrocooperação – Uma consciência, inúmeros benefícios. O encontro via web será na quarta-feira (29), com o tema Aviação Agrícola no Mato Grosso do Sul. A mediação será do jornalista Castor Becker Júnior, da Assessoria de Imprensa do Sindag (entidade parceira da Agrocooperação). A partir das 14 horas no MS (15 horas em Brasília), com transmissão pelo canal AgroCooperação Oficial no YouTube.
O bate-papo vai abordar as (várias) obrigações legais dos operadores e profissionais do setor aeroagrícola – desde a formação específica dos pilotos, agrônomo e técnicos que atuam no setor até a obrigatoriedade de relatórios operacionais e outros requisitos de segurança. Também estarão em pauta as tecnologias embarcadas e o trabalho institucional do setor para aumentar sua transparência, promover sua melhoria contínua e esclarecer mitos da atividade. E, como sempre, também respondendo perguntas dos internautas.
A campanha AgroCooperação tem como objetivo a boa convivência entre agricultura, meliponicultora e apicultura – tendo como estratégia promover a comunicação e boas práticas operacionais entre as partes. A ação visa ao crescimento ambientalmente sustentável da produção de grãos e outros produtos das lavouras, além do mel e outros derivados apícolas.
A iniciativa é da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar do Estado (Semagro), coordenada pela (Iagro). A ação envolve ainda a Câmara Setorial Consultiva da Apicultura do MS (Cseap) e tem a parceria também do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) e da Associação Estadual de Engenheiros Agrônomos do MS (Aeams).
Créditos: Castor Becker Júnior – Assessor de imprensa – SINDAG