A complementariedade e seus reflexos qualidade e produtividade nas colmeias e lavouras estarão em foco no encontro via web da campanha Agro Cooperação, da Semagro
Exemplos que mostram que não só é possível a convivência entre agricultura e apicultura, como há inúmeras vantagens para a qualidade e produtividade em ambas as atividades. Tudo baseado em conformidade e na boa comunicação entre produtores, criadores de abelhas e operadores aeroagrícolas, avaliados a partir do ponto de vista de apicultores.
Assim será a segunda live da campanha Agro Cooperação – uma consciência, inúmeros benefícios, marcada para a quarta-feira, dia 27, a partir das 14 horas (15 horas em Brasília), pelo canal Fonteagro no YouTube. Com o tema Complementariedade Agricultura e Apicultura, a conversa contará com a presença do presidente da Cooperativa dos Apicultores do Pampa Gaúcho (CooaPampa), Aldo Machado, e do agrônomo e apicultor sul-mato-grossense, Luiz Renato Peixoto. A mediação estará a cargo do especialista em Uso Correto e Seguro do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), Daniel Espanholeto.
Machado trará ao encontro a experiência da CooaPampa na construção de uma relação de ganha-ganha entre as partes, garantindo a segurança dos insetos, os padrões de eficiência no manejo das culturas e mel de qualidade nas colmeias. Ele falará sobre como foi o início do processo, seus desafios, ferramentas e experiências que podem ser aproveitadas ou inspirar novas ações no Mato Grosso do Sul. Essa será a deixa para a participação de Peixoto, que abordará o cenário da apicultura no Estado, seus desafios e iniciativas em andamento no setor. O apicultor também vai falar sobre as expectativas quanto ao Agro Cooperação e a aposta nas ações de comunicação no campo.
A série de lives da Agro Cooperação iniciou no dia 6 de outubro, com um encontro entre os representantes das entidades que participam da campanha – para explicar como funciona a iniciativa, o papel de cada parceiro e os próximos passos. Os próximos três encontros ocorrerão até novembro, abordando Complementariedade Agricultura e Apicultura, Técnicas Amigáveis às Abelhas e Boas Práticas Apícolas Formalização da Apicultura. Todas pelo canal Fonteagro e tendo como convidados especialistas, produtores e apicultores.
ESTRATÉGIA
Lançada no dia 21 de setembro, a campanha “Agro Cooperação – uma consciência, inúmeros benefícios” é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar do Mato Grosso do Sul (Semagro) e coordenada pela Agência Estadual de Defesa Sanitária, Animal e Vegetal do Estado (Iagro).
Sua estratégia é promover a conformidade na produção agropecuária, estimular a adoção de boas práticas agrícolas e em apicultura, troca de experiências e informações. O objetivo é conscientizar as partes envolvidas sobre seus limites, responsabilidades e compromissos com a produção de alimentos seguros, abrangendo ainda o cuidado com a saúde humana e promovendo uma produção ambientalmente sustentável.
A ação tem a parceria do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), do Sindicato Nacional da lndústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) o apoio da Associação Estadual de Engenheiros Agrônomos do MS (AEAMS), além de envolver a Câmara Setorial Consultiva da Apicultura do MS (CSEAP) da Semagro.
Ative o lembrete e acompanhe a live em: https://www.youtube.com/watch?v=_nq_nVA6GiI